RACISMO

Fãs fazem boicote ao novo livro de George R.R. Martin após coautores serem acusados de racismo

Novo livro do autor de A Casa do Dragão está recebendo pedido de boicote de fãs da franquia por conta de comentários racistas.

Séries em Cena
Coluna do EM OFF

Grande polêmica no mundo de Game of Thrones! The Rise of the Dragon (A Ascensão do Dragão, em tradução livre), novo livro do autor George R.R. Martin, está recebendo um pedido de boicote de fãs da franquia por causa de comentários feitos pelos co-autores Linda Antonsson e Elio M. García Jr., que criticaram a escalação de atores negros em A Casa do Dragão.

Segundo a Variety, em posts feitos em seu blog pessoal entre 2012 e 2022, Antonsson comentou o fato de as versões televisivas de Xaro Xhoan Daxos e Corlys Velaryon serem interpretados por Nonso Anozie e Steve Toussaint, respectivamente, embora os personagens sejam descritos como brancos na obra original.

Quando Martin divulgou nas redes sociais na semana passada , milhares de fãs responderam indignados, muitos chamando a atenção para o comportamento problemático e “história de racismo” de seus coautores. “Eu não vou comprar qualquer coisa com Linda e Elio ligados a isso ”, escreveu um, enquanto outros pediram a Martin que cortasse os laços com a dupla.

“Não existem valirianos negros nos livros e não deveriam existir nenhum nas séries”, tentou justificar Antonsson, que no passado chegou a celebrar a escalação de Ed Skrein, ator caucasiano, para viver Daario Naharis após rumores afirmarem que a HBO buscava intérpretes de outras etnias.

A autora ainda criticou os fãs por tirarem suas falas de contexto e afirmando que “diversidade não deveria ser priorizada sobre a história”. Segundo ela, a mudança nos personagens “levantam todos os tipos de questão lógica”. “Se George tivesse de fato feito os valirianos negros ao invés de brancos e este novo programa fizesse os Velaryon em outra etnia, teríamos o mesmo problema com ele”, continuou Antonsson, que disse ainda que Martin não “sugeriu que parássemos de compartilhar nossas opiniões”.

Vale lembrar que o escritor de As Crônicas de Gelo e Fogo tem grande envolvimento em A Casa do Dragão, servindo como produtor-executivo da série e co-roteirista de alguns episódios.

Apesar do boicote, o novo livro, The Rise of the Dragon, chega às lojas esse mês nos EUA. Já A Casa do Dragão segue em exibição na HBO.