NO DISNEY+

O que você precisa saber antes de assistir ‘Andor’, nova série da saga ‘Star Wars’

Tudo que você precisa saber antes de mergulhar na nova série do universo de Star Wars.

Séries em Cena
Coluna do EM OFF

A empolgação está aumentando para a próxima incursão de Star Wars no Disney+, Andor, série que quebra o molde de seis episódios da plataforma, e tem o potencial de ser uma entrada única e até incrível para o cânone da saga. Com 3 episódios de 12 da primeira temporada já disponíveis, aqui destacamos algumas coisas que você precisa lembrar antes de assistir a nova série.

A estrutura da série

Ao contrário de outros programas de Star Wars, cujos futuros geralmente estão no ar ou anunciados após o lançamento de uma temporada, os fãs já sabem tudo o que receberão de Andor.

Ambas as temporadas 1 e 2 terão doze episódios, o dobro de Obi-Wan Kenobi e os programas da Marvel. A 1ª temporada ocorrerá ao longo de um ano entre 5 ABY e 4 ABY, enquanto a 2ª temporada ocorrerá ao longo de quatro anos, pulando um ano a cada três episódios, formando quatro arcos na temporada de diferentes diretores, todos levando a Rogue One. A primeira temporada, embora não tenha uma estrutura de quatro arcos, terá diferentes diretores no comando por três blocos de episódios: Toby Haynes, Susana White, Benjamin Caron e Toby Haynes novamente.

Outro detalhe interessante é que Tony Gilroy disse à  Vanity Fair  que o roteiro tem um total de 1500 páginas. Portanto, supondo que cada página valha cerca de 45 segundos de tempo de tela em média, cada episódio ficaria em torno de 45 minutos em média.

O que pode rolar

A primeira temporada de Andor acontecerá em 5 ABY, um momento crucial para a Galáxia e extremamente importante no cânone, graças a Star Wars: Rebels, que também começa neste momento. Assistir a Rebels antes de Andor seria ótimo para todos os fãs, pois daria a todos uma boa visão do estado da rebelião e da Galáxia como um todo naquele momento, particularmente no terreno entre os cidadãos.

Sabendo disso e da história de como os Espectros se juntaram à rebelião mais ampla, parece que as aparições de Rebeldes são improváveis ​​para a primeira temporada, mas podem ser integradas à segunda temporada. Também acontecendo em 5BBY está Saw Guerrera abandonando Jyn Erso em Tamsye Prime, um evento chave que poderia permitir que Saw fosse outro personagem de Rogue One aparecendo na série sem Jyn ao seu lado.

Sem K-2SO por enquanto

Muitos podem começar a primeira temporada de Andor esperando que o MVP de Rogue One e o adorado personagem droide K-2SO apareçam e desempenhem um papel fundamental como amigo e ajudante de Cassian, mas neste momento, isso simplesmente não será o caso.

Falando ao Collider, Alan Tudyk observou que ele não estaria na 1ª temporada, mas seria trazido em breve caso o show continuasse além disso. Dado que uma segunda temporada já foi anunciada, ele sem dúvida aparecerá, talvez juntando-se a uma série de outras aparições viáveis ​​e personagens estabelecidos. A primeira temporada, no entanto, será sem sua inteligência. Como a história de como eles se conheceram já foi contada em um quadrinho a franquia, será interessante ver se isso é completamente descartado em favor da visão desta série.

O passado separatista de Cassian

Em seus anos mais jovens, Cassian nunca foi oficialmente um membro da Confederação de Sistemas Independentes, mas lutou contra a República Galáctica e protestou com sua família sobre a expansão militar.

Com flashbacks da infância de Cassian e soldados clones confirmados, será fascinante ver o ponto de vista único de Cassian sobre as Guerras Clônicas e o estado da Galáxia. Ambos os lados da guerra foram manipulados para abrir caminho para o Império, e Cassian pode ter que aceitar isso na série.

A história de Mon Mothma

Parece que Mon Mothma será uma co-líder da série, com sua história provavelmente se juntando com a de Cassian lentamente nos episódios finais da temporada. Seu arco promete ser fascinante com toda a intriga política, e lembrar sua história geral pode ser a chave para isso.

Um bom amigo de Padmé Amidala e Bail Organa durante seu tempo como senadores da República, Mon Mothma plantou as sementes de uma rebelião antes mesmo do Império existir, como visto em uma cena deletada em  A Vingança dos Sith. Mothma foi uma mentora política de Leia Organa e desempenhou seu próprio papel no Senado Imperial, lutando constantemente pela paz na Galáxia e trabalhando contra o Imperador.

Talvez o momento mais crucial de sua vida a ser lembrado antes do show seja ela se manifestando contra o Imperador em Rebels, desertando oficialmente do Senado Imperial e se tornando uma líder rebelde. Dado que ela está claramente em perigo, observando que “eles” a estão observando, esse momento pode se tornar ainda mais impactante depois de Andor .

O Império pisando no pescoço dos civis

O ano e os anos que antecedem 5 ABY é um momento crucial para o Império, pois oficiais de alto escalão disputam posições de poder, a Estrela da Morte continua sua construção extremamente secreta e se expandem ainda mais para territórios da Orla Exterior, como Lothal .

A maior parte da primeira temporada parece estar ocorrendo em locais confirmados como Coruscant com Mon Mothma e Aldhani, que presumivelmente está sofrendo com a pressão do Império, algo que muitos fãs saberão que está acontecendo nos Territórios da Orla Exterior.

O Império lutou por alguns anos em sua busca para se expandir para a Orla Exterior, mas com a doutrina de Tarkin e a promoção a Grande Moff e Governador da Orla Exterior, sua expansão teve grandes resultados. Muitos sistemas e muitos civis inocentes acabaram sentindo o impacto da organização opressora ao se imporem com ocupações, impostos, etc. Qualquer que seja o horror que aconteça em Andor ao planeta de Cassian está acontecendo em outros lugares da Galáxia de alguma forma.

A Rebelião ainda não é oficial

A rebelião na trilogia original é mostrada como um grupo bastante organizado e competente de azarões, mas deu muito trabalho para eles se unirem como uma organização coesa. Na época de Andor, eles definitivamente ainda não estão lá. Neste ponto, existem células rebeldes como os Espectros trabalhando contra o Império em vários mundos. Levaria um pouco de tempo antes que todos eles se reunissem, no entanto.

Não foi até 2 ABY quando a rebelião se uniu para formar a Aliança para Restaurar a República, muito disso sendo devido a Mon Mothma. Na época da  1ª temporada de Andor – pelo menos na maior parte – os fãs podem esperar células rebeldes que podem nem saber que existem outras lutando a mesma luta espalhada pela galáxia, mas também para ver Mon Mothma tentar construir algo Maior.

Cassian ainda não é um herói

Uma das coisas mais interessantes sobre Andor é o fato de que o protagonista principal não é necessariamente essa boa pessoa trabalhando para o maior bem-estar da Galáxia. Ele se torna isso em Rogue One quando morre em Scarif, mas no início desta série, ele ainda não está lá; como Tony Gilroy conta  à Vanity Fair , o programa contará essa história.

Os fãs veem a crueldade de Cassian quando ele mata Tivik em Rogue One, e essa série promete mostrar mais dessa escuridão. Os fãs não podem entrar na série esperando ver imediatamente o soldado altruísta disposto a morrer por uma causa muito mais significativa que a sua. Esse é o fim de sua jornada com a rebelião; Andor aparentemente desdobrará as camadas mais complexas do personagem no início da jornada.

E aí, ansioso para a série? Andor já está no Disney+.

Sair da versão mobile