O empresário brasileiro Abilio Diniz, considerado um dos mais importantes e influentes do Brasil nas últimas quatro décadas, morreu aos 87 anos de idade, na cidade de São Paulo. Atualmente, ele aparecia na posição de número 31, como o brasileiro mais rico do mundo, tendo um patrimônio estimado em cerca de US$ 2 bilhões, cerca de R$ 9,9 bilhões de reais, na cotação atual, de acordo com o ranking em tempo real pela Forbes. Com a morte de Abilio, suas empresas devem ser administradas pelos seus filhos, que já possuem as próprias carreiras.
A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour global. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente fica apenas a família Moulin, proprietária da loja de luxo Galeries Lafayette. Abilio era o presidente do conselho da Península.
Saiba quem são os possíveis sucessores de Abilio Diniz:
A primogênita Ana Maria Diniz, de 63 anos de idade, é primeira filha do empresário com Maria Auriluce Falleiros. Ela nasceu quando o pai tinha 24 anos de idade. Ela é casada com o político Luiz Felipe D’Avila, filiado ao Partido Novo. Ela é mãe de quatro filhos e tem quatro netos.
Iniciou a carreira no Grupo Pão de Açúcar e ficou por lá durante 17 anos, fundando nos anos 90, o Instituto Pão de Açúcar. No ano de 2003, a empresária deixou o grupo da família para abrir uma consultoria própria, a Axialent, onde ficou por 10 anos. Hoje atua como presidente do Instituto Península.
João Paulo é o segundo filho de Abilio com Mariluce. Investidor e empresário, ele morreu aos 58 anos de idade, em 2022, após um infarto. João Paulo deixou quatro filhos e a esposa, Ana Garcia. Na época, o pai se manifestou em suas redes sociais, afirmando ter sofrido o “golpe mais duro” de sua vida, com o falecimento do filho. “Ontem a vida me deu o golpe mais duro que eu poderia receber e eu estou completamente sem chão. A dor que eu sinto é inexplicável. Meu filho João Paulo me deixou aos 58 anos, invertendo a lei natural da vida”, escreveu Diniz.
O filho do milionário tinha um diagnóstico de hipertrofia no miocárdio desde os 28 anos de idade, segundo o colunista Lauro Jardim. A doença foi revelada no livro de Abílio Diniz “Caminhos e escolhas”, lançado em 2004. João Paulo fundou a Componente, uma empresa de investimentos que administrava seus negócios. Ainda fez parte do Grupo Pão de Açúcar na década de 1990, e era sócio de restaurantes em São Paulo e academias de ginástica.
Hoje com 53 anos de idade, Pedro Paulo, despontou nos anos 90, como uma promessa para o automobilismo brasileiro na Fórmula 1. Entre os anos de 1995 e 2000, foram 98 corridas por quatro equipes diferentes (Arrows, Sauber, Forti, Ligier). Ele sofreu alguns acidentes preocupantes, que o afastaram dos volantes. Hoje, longe dos holofotes, Pedro administra a sua fazenda, chamada Fazenda da Toca, que fica em São Paulo. Ele vive na propriedade com a esposa Tatiane Floresti e dois filhos.
Adriana Diniz, de 55 anos de idade, não se envolveu com os negócios da família. Ela leva uma vida privada, longe dos holofotes. Ela já foi casada com Marcelo Abrão, que é dono de uma marca de roupas masculinas e é mãe de seis filhos.
Os caçulas da família Diniz são Rafaela e Miguel, do casamento do empresário com Geyze, eles ainda são menores de idade. O mais novo, de 14 anos de idade, nasceu quando Diniz tinha 73 anos. E a mais velha, hoje, com 17 anos, apareceu em publicações nas redes sociais da mãe cantando em um evento para familiares e amigos, no mês de setembro.