teorias da conspiração

Avião a caminho do Brasil, desaparece misteriosamente após deixar o Japão

O famoso voo 967, que saía de Tóquio rumo ao Rio de Janeiro, simplesmente desapareceu, deixando seus mistérios insolucionáveis

Renzo Sagratzki
Repórter do EM OFF

A tragédia do voo 967 da Varig faz 45 anos e seus mistérios estão longe de serem solucionados. O famoso boeing 707 que saía de Tóquio, no Japão, rumo ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro em 1979 e simplesmente desapareceu enquanto sobrevoava o oceano pacífico ainda repercute hoje como um dos maiores mistérios da aviação mundial.

Rendendo inúmeras discussões e debates, assim como teorias da conspiração extravagantes, o voo 967, um boeing 707, transportava 20 toneladas de cargas que, segundo algumas informações póstumas, se tratavam em sua maioria de obras de arte, e 6 passageiros, tendo partido de Narita às 20h23 e escalaria em Los Angeles, Estados Unidos e, em seguida, Brasil.

Após 20 minutos de voo, o piloto fez contato direto com a torre de controle, normalizando o trajeto e garantindo que tudo corria bem. Porém, o piloto deveria recomunicar à torre por volta das 21h23, uma hora após sua partida, mas não o fez. O avião desapareceu cerca de 500km da costa do Japão, onde já se encontra o Oceano Pacífico. Após oito dia de buscas intensas os tripulantes foram dados como mortos e o avião, desaparecido.

Segundo especialistas, o avião deve ter sofrido uma despressurização, provocando sua queda, cerca de 15 minutos após seu último contato com a torre. Por nunca terem encontrado nenhum vestígio ou sinais da aeronave, se acredita que tenha caído no Oceano Pacífico, impossibilitando sua busca e tendo se perdido definitivamente.

O que choca alguns investigadores é a falta de certeza que se tem sobre as condições de possibilidade para um mau funcionamento do avião, tendo sido já por declarado que seria impossível encontrar algum indício que pudesse clarear os verdadeiros motivos da causa da queda do boeing 707. Não há também qualquer pista de onde o avião tenha caído, só nos sobrando suposições.

Por de suposições se tratar, o imaginário popular não deixou de fazer suas indagações, desde um sequestro aéreo por colecionadores de arte interessados na carga até ataques soviéticos e objetos voadores não identificados chocando a aeronave. Não se sabe nada sobre o ocorrido, o que só nos causa intriga, os mistérios do voo 967 seguem insolucionáveis.

Sair da versão mobile