Balaeniceps rex

Cegonha-Bico-de-Sapato: Conheça a ave gigante que se alimenta de crocodilos

Podendo chegar a um metro e meio, a Balaeniceps Rex, parente dos extintos dinossauros, comem cobras, enguias e flhotes de crocodilos

Renzo Sagratzki
Repórter do EM OFF

Conhecida como bico-de-sapato (Balaeniceps rex) devido à peculiaridade de seu bico, esta ave habita principalmente o leste da África. Surpreendentemente, sua dieta inclui crocodilos recém-nascidos e, de maneira bastante singular, os próprios irmãos, enquanto ainda estão em fase de crescimento. O bico-de-sapato pode alcançar até um metro e meio de altura, apresentando o terceiro maior bico entre as aves, que chega a medir impressionantes 30 centímetros.

Suas longas pernas finas permitem que fique imóvel antes de atacar uma presa. Essas informações são provenientes do Live Science. Classificado como vulnerável pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) desde 2018, estima-se que existam atualmente entre 3,3 mil e 5,5 mil indivíduos da espécie no mundo.

De acordo com a organização, eles habitam os pântanos de partes da República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Zâmbia. Um estudo publicado no Jornal Africano de Ornitologia em 2015 revelou que cerca de 71% da dieta do bico-de-sapato consiste em bagres, embora já tenham sido registrados casos de indivíduos se alimentando de enguias, cobras e até mesmo crocodilos jovens.

Essas aves tendem a ser monogâmicas, mantendo um único parceiro ao longo de suas vidas, e costumam colocar até três ovos por ninhada. No entanto, é comum que o filhote mais forte elimine os irmãos devido a rivalidades e competição por alimentos. Embora muitas vezes erroneamente confundido com uma cegonha, o bico-de-sapato é na verdade o único membro existente dos Balaeniceps e da família Balaenicipitidae, com os pelicanos sendo seus parentes mais próximos.