Surpreendente

Conheça o caso das mulheres que moram há meses no MC Donald’s do Leblon

A história de como elas foram parar lá possui três versões diferentes

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Na manhã desta quinta-feira (25), começou a circular pela web a história de duas mulheres que estão causando curiosidade nos moradores do Leblon, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro. As duas estariam morando na lanchonete de fast-food Mc Donald’s há cerca de três meses, acompanhadas por algumas malas e mochilas. De acordo com relatos dos vizinhos, elas têm dormido na calçada do estabelecimento quando ele fecha e passam o dia todo na dentro da loja, além de realizarem todas as refeições por lá.

A rádio CBN investigou a história das mulheres por semanas e descobriu que as duas são mãe e filha, Suzy (50 anos) e Bruna (30 anos), que optaram por não informar o sobrenome. De acordo com os vizinhos, o que mais chamou atenção para o caso é o fato delas estarem sempre bem vestidas, utilizando aparelhos celulares e terem dinheiro para pagar pelas refeições que consonem no MC Donald’s e também nos comércios vizinhos. Segundo relatos, as duas também não aceitam qualquer ajuda oferecida, seja de funcionários da loja, moradores e até mesmo do poder público. A Polícia Militar, a equipe do Segurança Presente e assistentes sociais teriam tentado ajudá-las, mas foram dispensados.

Como apontado pela CBN, a loja onde mãe e filha estão morando fica situado a duas quadras da praia do Leblon e, de acordo com os moradores do local, elas seguem a rotina do estabelecimento. “Quando o Mac fecha, elas ficam sentadas do lado de fora, não se afastam. Quando abre, de manhã, elas entram e pegam sempre a mesa perto da porta. Muito triste, morar em uma lanchonete é uma situação insustentável”, contou um empresário que mora de frente para o MC Donald’s.

Durante uma conversa com os repórteres da CBN, Suzy e Bruna contaram que nasceram no Rio Grande do Sul, mas são moradoras do Rio de Janeiro há cerca de 8 anos. A mais velha, inclusive, teria explicado o motivo de estarem morando no Mc Donald’s: o valor do aluguel. De acordo com a moça, ela e a filha estão buscando um apartamento para morarem no bairro do Leblon no valor de até R$1.200,00, mas estariam tendo dificuldades de encontrar um. Como justificativa por estarem há três meses na lanchonete, a mãe explicou que ela e a filha têm procurado pela moradia ideal e, enquanto não acham, preferem economizar o dinheiro ficando onde estão.

Duas mulheres, uma história e versões diferentes

Os repórteres da CBN teriam entrado em contato com a assistência social que tentou ajudá-las e a responsável pelo caso teria escutado uma história um pouco diferente. De acordo com a funcionária pública, mãe e filha contaram que estavam esperando o marido de Bruna voltar de Paris, na França, e que ele alugaria um imóvel para a família assim que isso acontecer.

Já um ambulante que trabalha próximo ao MC Donald’s contou uma outra versão para a história de Suzy e Bruna. De acordo com o rapaz, ele trabalhou em um hotel na região antes da pandemia e contou que mãe e filha são bem conhecidas no estabelecimento. “Conheço elas pelo histórico (do local) onde eu trabalhei, um hotel em Copacabana. Elas se hospedaram lá e não pagaram a hospedagem, em 2022″, contou. Procurada pela CBN, uma pessoa ligada à gerência do hotel na época confirmou a informação. Segundo ela, a hospedaria teria optado por não prestar queixa à polícia por conta de toda a exposição.