Surpreendente

Essas são as novelas da Globo que foram baseadas em casos reais

As tramas fizeram muito sucesso na emissora, mas nem todos os fãs sabem de onde as ideias surgiram

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Que a Rede Globo tem um extenso catálogo de novelas de sucesso ninguém pode negar, mas o que muitos telespectadores não sabem é que algumas dessas tramas foram inspiradas em casos reais. Autores célebres como Manoel Carlos, Aguinaldo Silva, Glória Perez, Elizabeth Jhin e João Emanuel Carneiros colocaram luz sobre histórias que não tinham conhecimento do público e conquistaram os corações dos noveleiros. A lista foi criada pela criadora de conteúdo Filomena Ferreto e publicada na rede social X, antigo Twitter.

Por Amor (1997)

A trama que contava a história de Maria Eduarda e Helena foi criada pelo autor Manoel Carlos. De acordo com o escritor, a ideia para a narrativa teria surgido depois que ele leu uma notícia publicada por um jornal do interior do Ceará. Assim como na novela, mãe e filha tiveram bebês no mesmo dia, porém a mais velha teria decidido trocar as crianças ao descobrir que o neto tinha falecido. Na época, a atração da Globo fez tanto sucesso que o assunto virou debate pelas ruas do país.

Laços de Família (2000)

A novela que contava a conturbada vida de Camila e Helena também foi tirada dos jornais, de acordo com Manoel Carlos, que também escreveu esta história. Na trama exibida no horário das 21h, a filha descobre que tem leucemia e para salvá-la, a mãe decide engravidar para que a medula óssea da criança seja doada à irmã. Como já relatado pelo próprio autor, uma história igual a essa se popularizou nos Estados Unidos durante os anos 90.

Senhora do Destino (2004)

A trama criada por Aguinaldo Silva foi inspirada em um sequestro da vida real que aconteceu no Brasil, que teve início em 1986, mas só chegou ao fim 2002, chamado “Caso Pedrinho”. Assim como na assustadora história que aconteceu em Brasília, a personagem Maria do Carmo teve a filha, Maria Isabel [ou Lindalva], roubada por Nazaré Tedesco ainda no hospital e levou anos para reencontrá-la, desta vez perto de casa.

A Força do Querer (2017)

A novela criada por Glória Perez foi baseada no livro “Perigosa”, escrita por Fabiana Escobar, ex-Primeira-Dama do Tráfico da Rocinha. Na trama exibida pela Rede Globo, Juliana Paes deu a vida a personagem Bibi Perigosa, que acabou entrando para o mundo do crime depois que o marido, Rubinho, foi preso. Na história, ela é induzida pelo parceiro a fazer pequenos negócios para o tráfico e em pouco tempo acaba se tornando a vice-dama do crime.

Segundo Sol (2018)

A história do cantor de axé Beto Falcão, criada pelo autor João Emanuel Carneiro, foi inspirada nas teorias que acerca da morte do cantor Michael Jackson, que faleceu em junho de 2009. Na novela, o artista forja a própria morte após a queda do avião em que ele deveria estar, mas acabou perdendo. Pelo fato da carreira dele não estar indo bem, familiares do artista o convencem a fingir o óbito e pensando no bem estar financeiro deles, acaba aceitando. A verdade só é revelada 18 anos depois, quando a morte precoce acabou por torná-lo um verdadeiro ícone da música brasileira.

Espelho da Vida (2018)

A trama espírita criada por Elizabeth Jhin e transmitida no horário das 18h contava a história da atriz Júlia Castelo, que tinha uma forte ligação com uma pequena cidadezinha de Minas Gerais e descobriu ter a ver com questões mal resolvidas de vidas passadas. Na história, a protagonista procura descobrir quem foi o responsável por causar a morte dela. De acordo com a autora, a novela foi inspirada em um crime que aconteceu em Salvador e vitimou a jovem Júlia Fetal, que faleceu após levar um tiro no peito disparado pelo marido.