MORTAL

Fatal! Os perigos de misturar água com óleo quente

O óleo sozinho já pode ser uma substância muito perigosa, principalmente quando colocada em uma temperatura muito elevada

Pedro Arimateya
Não informado

O dia a dia na cozinha pode ser muito prazeroso, afinal cozinhar é uma paixão para grande maioria dos brasileiros, entretanto pode oferecer também muitos riscos. Na hora do preparo de alimentos é importante se atentar a algumas misturas que oferecem grande risco a sua saúde, principalmente a física como é o caso da água com óleo.

Na última segunda-feira (26) por exemplo, uma moradora de São Paulo morreu após não resistir aos ferimentos de queimaduras. A mulher de 30 anos causou uma explosão ao misturar água com óleo quente. O óleo sozinho já pode ser uma substância muito perigosa, principalmente quando colocada em uma temperatura muito elevada.

Explosão

O primeiro perigo é o da explosão, quando aquecida a substância se torna altamente inflamável. Quando a água entra em contato com o óleo evapora rapidamente. Essa mistura de partículas pode encontrar o fogo e inflamar provocando uma explosão. Isso pode causar danos como incêndios e também a pessoa que estiver por perto.  

Queimaduras 

Além dos perigos que uma explosão pode causar ao ser humano, temos também as consequências do contato da mistura com o corpo. Em caso de queimaduras é orientado colocar a região sob água corrente, não muito forte, se a situação for mais grave é necessário se deslocar rapidamente a uma unidade de saúde.