Deu detalhes

Golpe do Whatsapp: bandido expõe truque e como age para enganar pessoas

Golpista deu detalhes de como age para enganar vítimas e tirar dinheiro das pessoas

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

A cena já se tornou recorrente no Brasil: um número desconhecido entra em contato com você, ou com alguém da sua família, se passando por algum familiar dizendo que trocou de número de telefone e, consecutivamente, de Whatsapp. A conversa, porém, logo muda e o suposto parente – que na verdade é um golpista – passa a pedir uma quantia em dinheiro ou o pagamento de um boleto.

O golpe da “troca de número” ou do “falso Whatsapp” tem se tornado comum e você provavelmente conhece alguém que já recebeu essa mensagem ou que caiu nesse papo criminoso. O que a gente não vê todo dia é o bandido explicando a uma possível vítima como faz para enganar as pessoas. E isso aconteceu com o internauta Dannyel Delgado.

Ele resolveu expor a conversa que teve com o criminoso no X, antigo Twitter, e a postagem viralizou. “Como que tu rouba o histórico de contatos hein?”, perguntou o internauta ao golpista. O bandido, então, explica a existência de um aplicativo chamado “Painel”, que possuiu dados pessoais de todas as pessoas.

Dados dos usuários

“Painel que chama. Acha qualquer pessoa por nome completo, CEP, telefone, CPF, CNPJ”, disse o golpista, sem medo de “entregar” o esquema. “Aí você olha de onde é o DDD, se bate com a pessoa. Acha a pessoa, cada um pesquisa de uma forma. Uns vai [sic] no Insta[gram], ai tenta te achar no Painel”, reforçou o bandido. Os golpistas pagam um valor mensal para ter acesso ao programa chamado “Painel”.

A conversa entre o internauta e o golpista segue e o homem diz que já enganou 90 pessoas. “Nunca deu ruim não?”, questiona a vítima. “Só se você roubar alguém muito importante, igual Alexandre de Moraes”, ironiza o bandido. “Prenderam um camarada, um não, uns 3, porque era povo importante, da política, tão preso até hoje”, explicou.

O Serasa orienta que, caso você esteja sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.

Leia mais:

Sair da versão mobile