Canibalismo

Grupo “come” amigos para sobreviver, após acidente aéreo no Chile

Um uruguaio era um dos 45 passageiros que estavam dentro de um avião que caiu na Cordilheira dos Andes, no Chile, em 1972.

Italo John
Repórter do EM OFF

No total, 12 pessoas morreram em uma queda de avião, depois, mais seis morreram nos dias seguintes, após uma avalanche atingir os destroços da aeronave e ainda 11 pela escassez de alimentos e devido as condições críticas. Foram 16 os sobreviventes que integravam um time de rúgbi, e eles tiveram que se alimentar dos corpos mortos para aguentar até o resgate, que demorou mais de dois meses. O uruguaio Roberto Canessa, contou em entrevista para a BBC.

Roberto hoje é um médica cardiologista bem-sucedido cardiologista e contou em um livro chamado I Had to Survive: How a Plane Crash in the Andes Inspired My Calling to Save Lives (“Eu tinha que sobreviver: como um acidente de avião nos Andes inspirou minha vocação para salvar vidas”, em tradução livre). Tudo o que aconteceu.

O triste episódio ainda inspirou o filme Vivos, lançado nos anos de 1993, em que o médico é interpretado pelo ator Josh Hamilton. O resgate aconteceu dois meses depois da tragédia. Roberto tinha 19 anos na época da quade do avião, ele e um colega caminharam por 11 dias até encontrar uns pastores no pé da cordilheira.

A aeronave caiu quando seguia viagem de Montevidéu para Santiago, no mês de outubro do ano de 1972. O piloto do avião teve que fazer um pouso de emergência em um vale depois de uma forte turbulência em meio a uma tempestade.