Depois dos anúncios da Mukaab, Epicon, Jeddah e The Line, a Arábia Saudita se juntou à moda da megaconstrução e acaba de lançar um novo projeto que foi aprovado, visando tornar a ambição do país em se tornar um centro nevrálgico da aviação comercial de todo o mundo. A iniciativa é tornar o Aeroporto Internacional King Salman, em Riad, no maior do mundo, a partir do ano de 2030, ano em que será inaugurado.
Esse aeroporto terá seis pistas de pouso paralelas que se espalharão pelos 57 quilômetros quadrados pelo espaço do local. Essa área representa a metade de toda área metropolitana de Salamanca e ainda terá 12 quilômetros quadrados de áreas residenciais e também recreativas.
A meta dessa grande projeto é acomodar em até 120 milhões de viajantes até os anos 2030 e em até 185 milhões até 2050. Uma verdadeira aerotrópole gigantesca
A Agência de Imprensa Saudita indicou no seu anúncio oficial que este projeto é alinhado com a ambição de transformar Riad e transformá-la em uma das 10 cidades mais importantes do mundo economicamente. E ainda outro objetivo é apoiar o crescimento de sua população, estimada entre 15 e 20 milhões de pessoas em 2030.