Com a ajuda de Morena (Ana Cecilia Costa), Buba (Gabriela Medeiros) e Inácia (Edvana Carvalho), Teca (Lívia Silva) deu à luz a Cacau em “Renascer”, novela exibida na faixa das 21h da TV Globo. Mas, uma reviravolta vai movimentar os próximos capítulos da novela assinada por Bruno Luperi: a chegada do bebê que é um intersexo.
Mas o que é a condição que será retratada pela personagem Cacau no remake de Benedito Ruy Barbosa? Pessoas intersexuais nascem com características sexuais: incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.
O termo intersexo pode ser descrito como um “guarda-chuva” com espectros. Nesse contexto, pessoas com variações intersexuais podem usar uma variedade de termos diferentes, incluindo ser intersexual, ter uma variação ou condição intersexual, ter uma variação inata de características sexuais ou nomear traços específicos.
Uma pesquisa recente da ONU estimou que entre 0,05% e 1,7% da população mundial nasce com características intersexo, o que significa até 3,5 milhões de pessoas apenas em território nacional. Cabe lembrar que o termo “hermafrodita” já foi, durante um certo tempo, utilizado de forma genérica para denominar pessoas intersexo. Esse termo, no entanto, deixou de ser usado por ser considerado limitante e de cunho pejorativo, reforçando estereótipos negativos.
- Manu Batidão sofre roubo de equipamentos personalizados, causando prejuízo de R$ 400 mil
- Jornalista Ana Luíza Guimarães revela tentativa de golpe da CNH durante exibição no Jornal Nacional
- Tatá Werneck se emociona com conselho de Ivete sobre parceiro mais novo
- Tragédia: piloto morre em queda de avião após colisão com rede de alta tensão
- Rose Miriam recorda os 5 anos sem Gugu Liberato e compartilha memórias com os filhos