Uma das épocas do ano em que as pessoas mais tem medo é o mês de agosto, considerado o mês das guerras históricas, o mais longo mês do ano e para outra pessoas, o mês da negatividade e ainda, agosto é conhecido como o “mês do cachorro louco”. E então, por que agosto é o mês do cachorro louco? Vamos te contar e matar essa curiosidade.
Devido a alta incidência canina neste mês, por isso Agosto é considerado como “mês do cachorro louco”. Por essa razão existem várias histórias, entre elas, às condições climáticas do mês de número 6 que, acredita-se, que com isso, fazem as cadelas entrarem no cio ao mesmo tempo. Com isso, os cachorros ficam loucos e acabam brigando entre si, tudo para conquistar a atenção das fêmeas e com isso, consequentemente acabam espalhando o vírus.
O certo é que a origem dessa história é desconhecida e quem a criou mais ainda. Diversos médicos veterinários confirmam que o clima característico deste mês de agosto pode influenciar sim, no cio das cadelas. Como consequência desse cio que é sincronizado, os cachorros, agindo de forma instintiva, entre si, disputam territórios e o coração das cadelas.
Devido ao instinto natural de competição entre cachorros, tem a transmissão do vírus da raiva, que ocorre principalmente através de mordidas ou arranhaduras. E por conta disso, agosto é conhecido como o “mês da raiva” e neste mês, utiliza-se há bastante tempo campanhas de conscientização para a população sobre a doença que atinge os cães e gatos até humanos.