DESCUBRA!

Terapia, ‘rituais’ e mais: tudo o que você não sabe sobre Maju Coutinho

Atualmente com 45 anos, apresentadora opta por vida discreta e se esquiva de polêmicas

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Maju Coutinho está entre os assuntos mais comentados da internet na última semana devido a rumores que deixaria o comando do “Fantástico”, programa que apresenta com Poliana Abritta. Em resposta ao EM OFF, a equipe de Comunicação da Globo desmentiu os rumores e afirmou que atualmente não há planos para uma repaginação da atração.

A informação que a apresentadora deixaria um dos programas mais rentáveis da emissora surgiu após uma possível rejeição do público ser levantada e com isso, outro nome estaria sendo cogitado para a substituição. No entanto, seguindo o comunicado divulgado, não existe qualquer problema com as jornalistas responsáveis pelo comando da atração.

“Essas informações não procedem. Não houve, em nenhum momento, qualquer pesquisa que apontasse rejeição à Maju. Pelo contrário, a dupla formada com Poliana é muito bem aceita pelo público. Não há planos de mudança na ancoragem do Fantástico, portanto não há planos de Poliana ir pra Nova Iorque”, aponta o comunicado.

Longe de polêmicas

Desde que Maju Coutinho ganhou notoriedade na televisão, a apresentadora opta por uma vida mais discreta e se esquiva de polêmicas. Existem diversas curiosidades sobre a jornalista que não é de conhecimento geral do público que a acompanha. Por exemplo, a comunicadora é adepta a terapia há mais de 20 anos, adora Jazz e MPB, além de levar uma vida muito saudável, com a prática de exercícios físicos. A seguir, conheça algumas curiosidades.

Seu nome completo é Maria Júlia Coutinho Portes, o apelido Maju surgiu na época da faculdade, onde ela cursou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Em 2005 ela entrou para o time da TV Cultura, onde apresentava o “Jornal da Cultura” ao lado do Heródoto Barbeiro. Na emissora, ela também comandou o “Jornal Cultura Meio-Dia”, antes de ir para a TV Globo.

Em 2007, Maju Coutinho entrou para emissora líder em audiência, onde voltou a ser repórter de rua. Já em 2013, ela passou a apresentar a previsão do tempo nos jornais da casa, sendo a primeira mulher negra a ocupar este espaço. Em junho de 2017, a comunicadora entrou para a lista de apresentadores do “Jornal Hoje” aos finais de semana. A apresentação foi um sucesso em todo o Brasil.

No dia 16 de fevereiro de 2019 ela também passou a fazer parte da escala de apresentadores do “Jornal Nacional”. Com isso, ela foi a primeira mulher negra a apresentar a atração, considerado o principal telejornal da TV brasileira.

Vida regrada

Maju Coutinho já contou que evita comer doces e beber durante a semana, deixando esses prazeres apenas para o fim de semana. Além disso, a apresentadora opta por uma vida saudável e pratica duas atividades físicas: pilates e ioga.

Maju gosta de comer mamão com um pouquinho de pimenta-do-reino, sal, limão e mel. Em uma entrevista ao Gshow ela explicou de onde vem esse desejo: “aprendi na filosofia da ioga que você tem que misturar os sabores, pois faz bem para o organismo. Parece horrível, mas é delicioso!”.

Ritual

Durante a pandemia de Covid-19, Maju Coutinho revelou que começou a seguir um “ritual” para amenizar a pressão, com o objetivo de controlar as emoções. “Eu medito, faço terapia, a gente que faz parte [do jornalismo] já tem uma armadura. Agora nesse tempo brabo é meditação e um pouco de afastamento. Assisto o noticiário, leio o jornal, mas chega uma hora no dia que eu me afasto ou eu não aguento”, desabafou.