Usuários do X, antigo Twitter, se desesperaram na noite dessa quarta-feira (28), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter intimado virtualmente a rede social e o seu dono, Elon Musk. Em sua decisão, o magistrado deu prazo de 24 horas para que o empresário nomeie um responsável legal para a rede social no Brasil. Em caso de descumprimento, o microblog pode ser suspenso em todo território do país.
Com a iminência do X sair do ar no Brasil, os “twitteiros” como são chamados os usuários do site, ficaram desolados com a real chance de não poderem mais desfrutar do espaço de calorosas discussões. No entanto, existem hoje algumas opções de redes sociais semelhantes ao Twitter. Confira abaixo duas opções similares.
Bluesky
Criado pelo empresário Jack Dorsey – cofundador do Twitter – em 2019, a Bluesky é uma ótima opção para quem está habituado em usar o X. Nela, os usuários podem fazer posts com imagens e textos de até 300 caracteres. Além disso, usuários que utilizaram a plataforma não precisarão se preocupar com adaptação, já que, a aparência e conteúdo da rede social é muito semelhante a rede social de Elon Musk.
Threads
A nova rede social foi desenvolvida pela empresa americana Meta, do empresário Mark Zuckerberg. O aplicativo tem como funcionalidade ser um “braço” do Instagram (rede social pertencente ao mesmo grupo). Sendo assim, para utilizar o Threads, usuários precisam ter uma conta na mesma rede social de Zuckerberg. O aplicativo permite postagens de até 500 caracteres, fotos e vídeos de no máximo 5 minutos.