Nunca antes na história recente da televisão brasileira se viu uma movimentação tão agressiva da Record contra um programa concorrente em uma praça fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa vez, o alvo é o programa “Alô Juca”, apresentado por Marcelo Castro, fenômeno absoluto de audiência na TV Aratu (SBT Bahia), que humilha diariamente a emissora dos bispos no Ibope. No último dia 16, o Domingo Espetacular chegou a requentar a história do “pix”, ocorrida há dois anos, na tentativa de abalar a imagem do apresentador e interferir nos resultados do meio-dia.
Entretanto, se a intenção da Record era reduzir a força de Marcelo Castro ou tirar a liderança do “Alô Juca”, o tiro saiu pela culatra. Mesmo após o ataque, o programa continuou liderando com folga e mantendo índices históricos de audiência. Enquanto isso, o Balanço Geral BA amarga a terceira posição diária e não demonstra qualquer reação.
Como ficou audiência de Juca após a reportagem?
Um dia após a exibição ou seja dia 16, veja o ranking na média dos programas das 11h as 14h
TV Aratu 10,70
Rede Bahia 9,36
Record 7,87
Já no dia 17, a distância foi ainda maior.
TV Aratu 11,36
Rede Bahia 9,53
Record 6,49
Ou seja, Alô Juca ficou com o dobro de audiência da emissora dos bispos.
Além disso, a Record colocou todas as fichas na contratação de Marcus Pimenta, trazido de Belém com a missão de ser o “salvador da pátria” e virar o jogo. Porém, apesar da aposta alta e do investimento pesado em marketing, o apresentador perde diariamente a guerra pela audiência no horário do almoço. Na verdade, o Balanço Geral nunca sequer se aproximou de alcançar Marcelo Castro na média, ficando sempre distante da vice-liderança.
Mesmo com as investidas e a tentativa de desgaste público promovida pela Record, a TV Aratu segue voando alto. A emissora planeja aproveitar o sucesso do “Alô Juca” para elevar seu desempenho em outros horários na grade, consolidando um novo ciclo de crescimento. A Record já percebeu o movimento e, por isso, partiu para o ataque. Contudo, por enquanto, perdeu. Em todos os sentidos. Na audiência, na estratégia e na percepção do público.
