Ícone da TV

64 anos de Gugu: Relembre momentos icônicos da carreira

Ícone da TV brasileira faleceu em 2019, após cair de uma altura de 4 metros em sua casa nos Estados Unidos

Lucas Cardoso
Repórter do EM OFF

Há exatos 64 anos atrás, no dia 10 de abril de 1959, nascia um dos comunicadores mais amados e influentes do Brasil: Gugu Liberato. Ele, que iniciou a carreira na TV como diretor de produção no programa Domingo no Parque (SBT), e posteriormente, brilhou e se consagrou nas tardes de domingo com o Domingo Legal, pegou a todos os brasileiros de surpresa com sua partida precoce.

Gugu Liberato faleceu em 22 de novembro de 2019, aos 60 anos de idade, após sofrer um acidente doméstico em sua residência nos Estados Unidos. Seu legado na televisão brasileira, no entanto, continua presente na memória dos brasileiros, que guardam com carinho sua trajetória de sucesso e suas contribuições para a televisão brasileira. Relembre abaixo os momentos mais marcantes do apresentador.

Banheira do Gugu

Um dos quadros mais marcantes do Domingo Legal foi a Banheira do Gugu. A gincana que mexia com o imaginário dos brasileiros nos anos 90 era um dos momentos mais esperados do fim de semana. A disputa reunia diversas celebridades dentro de uma banheira, que tinham o objetivo de resgatar a maior quantidade de sabonetes possíveis. Os homens sempre estavam de sunga, e as mulheres, de biquini.

Gugu apresentando Gretchen Miranda para Jean Claude Van Damme

O que muitas pessoas podem não se recordar ou até mesmo não saberem, é que a Rainha do Rebolado, Gretchen Miranda, já sensualizou no palco do Domingo Legal coladinha no ator internacional Jean Claude Van Damme, que na época, era um dos galãs mais cobiçados de Hollywood.

Gugu e Faustão juntos ao vivo

“Olha Faustão, o Brasil inteiro nunca imaginou eu e você juntos ao vivo em pleno domingão”: Foi isso que Gugu Liberato disse ao “invadir” as telinhas da TV Globo, enquanto Fausto Silva “invadia” as telinhas do SBT. O famoso crossover, no entanto, fazia parte de um grande patrocínio promovido pela Nestlé.

Cobertura da morte dos Mamonas Assassinas

Em 2 março de 1996 o Brasil parava com a morte do grupo Mamonas Assassinas. O grupo estava no auge do sucesso, com diversos hits no catálago, quando sofreu um acidente fatal de avião. No dia seguinte, Gugu angariou milhões de telespectadores com uma cobertura completa sobre a morte de um dos grupos musicais mais populares da época.

Entrevista falsa com PCC

Em meados de 2003, Gugu surpreendeu os seus telespectadores ao transmitir uma entrevista com supostos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital). Na época, São Paulo enfrentava uma intensa e perigosa onda de sequestros realizados pela quadrilha, afetando até mesmo personalidades da mídia, como Padre Marcelo Rossi.

Na época, Gugu foi duramente criticado por “dar voz à bandidos” em uma época que a maior capital do país estava traumatizada com a onda de violência. Na entrevista em questão, os supostos criminosos chegaram a ameaçar jornalistas famosos como José Luiz Datena (Bandeirantes), Marcelo Rezende (Rede TV!) e Oscar Roberto de Godoy (Record).

A repercussão negativa em torno da entrevista foi imediata, e Gugu havia colocado sua credibilidade em jogo. A entrevista, inclusive, virou caso de polícia, que concluiu que dois rapazes contratados pela emissora haviam simulado ser integrantes do PCC. Gugu, por sua vez, alegou desconhecer a farsa, colocando a responsabilidade na direção.