Alexandre Pires está movendo um processo contra a Universal Music Publishing Brasil. O artista, que coleciona uma enxurrada de músicas de sucesso em mais de 30 anos de carreira, pede mais de R$ 100 mil de indenização por danos morais e patrimoniais. As informações são do colunista Daniel Nascimento, do portal O Dia.
Na documentação a qual o colunista teve acesso com exclusividade, os representantes legais de Alexandre Pires afirmam que a gravadora continua negando o cantor de utilizar suas próprias músicas para outros projetos, o que estaria causando um grande prejuízo financeiro ao intérprete do hit “Essa Tal Liberdade”.
Além disso, a defesa de Alexandre Pires afirma que a Universal Music está violando as regras da Lei de Direitos Autorais (LDA) brasileira, já que os contratos firmados entre o artista e a gravadora foram expirados no período de cinco anos, conforme pede a lei. No entanto, mesmo sendo dono das próprias canções, o artista é impedido de utilizá-las em outros projetos por conta das recusas da gravadora.
Na ação movida por Alexandre Pires, o músico pede o encerramento definitivo de contratos de cessão de direitos autorais firmados com a gravadora, além do pedido de indenização por danos morais e patrimoniais contra a empresa, já que segundo a defesa do cantor, Alexandre está sofrendo um grave prejuízo financeiro.