Luto!

Atriz mexicana morre aos 33 anos após ritual com veneno de rã amazônica

Atriz Marcela Alcázar Rodríguez morre após ritual em retiro espiritual; investigação apura causas da morte e busca líder do retiro

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

A atriz mexicana Marcela Alcázar Rodríguez, de 33 anos, faleceu no dia 1 de dezembro após participar de um ritual de limpeza espiritual em Durango, no México. O incidente ocorreu durante um retiro espiritual onde a atriz consumiu uma poção contendo kambô, veneno extraído de uma rã da Amazônia. As informações foram confirmadas pelo jornal britânico The Mirror, e o caso foi divulgado nesta quinta-feira (5).

De acordo com testemunhas locais, a substância causou fortes espasmos em Marcela, que não resistiu aos efeitos e morreu poucas horas depois, em um hospital da Cruz Vermelha. O kambô é conhecido por suas reações alucinógenas e por induzir vômitos e diarreia, sendo considerado, por alguns, como uma forma de purificação do corpo. Após o ritual, alguns participantes relatam uma sensação de bem-estar e energia, mas, no caso de Marcela, os efeitos foram fatais.

Ainda não se sabe se a morte de Marcela foi diretamente causada pelo veneno ou se ocorreu uma falência múltipla dos órgãos. As autoridades locais estão investigando o caso, e o Gabinete do Procurador-Geral do Estado de Durango segue apurando as circunstâncias do falecimento. Além disso, estão à procura do líder do retiro espiritual, Jonathan Fernando Durán, que desapareceu após o incidente.

Em comunicado, a Mapache Films, produtora em que Marcela trabalhava, expressou pesar pela perda. “Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa comunidade. Sua dedicação, alegria e compromisso marcaram profundamente todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado”, escreveu a empresa, lamentando a tragédia.

Marcela Alcázar Rodríguez tinha uma carreira sólida no cinema, com destaque para seu trabalho em produções internacionais. Ela co-estrelou o aclamado filme indie de comédia romântica “New Low”, que foi considerado um “sucesso cult” pela revista Variety. Sua morte prematura deixou uma lacuna no mundo do entretenimento e entre seus colegas.