CAOS!

Avião de Lula apresenta problema técnico após decolagem no México

A aeronave da FAB que transportava o presidente Lula, precisou queimar combustível para diminuir o peso e conseguir aterrissar

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

O avião que transportava o presidente Luís Inacio Lula da Silva (PT) e sua comitiva do México com destino ao Brasil, teve que realizar o pouso de emergência na noite desta terça-feira (1°) no Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, na cidade do México, no mesmo lugar de onde ele saiu. O avião apresentou um problema técnico e antes de pousar teve que se manter no ar durante quase 5 horas para gastar o combustível da aeronave.  

De acordo com a Força Aéreo Brasileira (FAB), o avião presencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem, na tarde desta terça-feira, e teve que passar cerca de 5 horas voando em círculos para despejar combustível. O avião decolou às 17:19 e pousou as 22h16, no horário de Brasília. A (FAV) não detalhou o problema técnico que houve VC-1. 

No avião estavam abordo dezesseis pessoas, entre elas, autoridades, ministros e a tripulação que estava acompanhando os passageiros. Entre os integrantes estavam: A primeira –dama Janja da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o diretor-geral da Policia Federal, Andrei Rodrigues e o economista Gabriel Galípolo, indicado a presidência do Banco Central (BC).  

Lula estava na cidade do México a dois dias cumprindo sua agenda presidencial. O principal compromisso do prefeito foi a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaun que ocorreu nesta terça-feira (1°) no Palácio Legislativo de San Lazaro na cidade do México. O prefeito fez questão de compartilhar esse momento através de seu Instagram, em uma postagem parabenizando a nova presidente. 

O presidente e sua comitiva retornarão para o Brasil em um avião reserva, o VC2, operado pelo Grupo de Transporte Especial da FAB, que tem a capacidade para 40 passageiros. Segundo informações da coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, umas das hipóteses do problema é que uma ave teria colidido com um dos motores da aeronave e isso teria ocasionado a necessidade de retornar. 

Foto: momento em que presidente Lula e comitiva pousam no México