O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro se tornou o principal assunto das redes sociais na última quinta-feira (11), após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicial fechado. A decisão da Justiça considera Bolsonaro culpado pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, entre outras acusações.
Mas o que acontece após a condenação de Jair Bolsonaro? O Portal EM OFF tentou entender o que pode acontecer com o ex-presidente da República. Com a condenação em primeira instância pelo STF, a defesa de Jair Bolsonaro poderá apresentar recursos à própria Corte. Somente após a análise e o julgamento de todos os recursos cabíveis é que a sentença de prisão se torna definitiva.
Além da prisão, a sentença também acarreta outras consequências para o ex-presidente. Uma delas é a inelegibilidade por oito anos, contados a partir do cumprimento da pena. Isso impede que Jair Bolsonaro concorra a qualquer cargo político durante esse período, somando-se a outras condenações que já o haviam tornado inelegível.
Apesar da condenação, Jair Bolsonaro ainda responde outros processos, investigações e inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal e em outras instâncias na Justiça, por: venda de joias presenteadas ao Estado Brasileiro, fraudes nos cartões de vacinação, interferência na Polícia Federal, inquérito das milícias digitais e atos de 8 de janeiro.
