Um dos maiores responsáveis pela popularização do boxe no Brasil nas décadas de 80 e 90, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, em São Paulo. Maguila é considerado um dos maiores boxeadores da história do Brasil, junto de Éder Jofre e Popó.
Maguila sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), doença com sintomas semelhantes ao do mal de Alzheimer, mas que é causado pelas repetidas pancadas na cabeça sofridas por pugilistas e que é conhecida também como demência pugilística.
A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou a morte do ex-boxeador ao programa Balanço Geral, da Recrod TV. Adilson Maguila lutava na categoria dos pesos-pesados e no início de sua carreira teve a ajuda do saudoso narrador esportivo Luciano do Vale, que foi um grande incentivador do boxe no Brasil e narrou lutas memoráveis de Maguila.
Por meio da empresa Luqui, de Luciano do Vale, ele assessorou a carreira de Maguila, que chegou a treinar nos Estados Unidos com o famoso treinador Angelo Dundee, que dirigiu mitos do boxe como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.