Durante a tarde dessa segunda-feira (2), o apresentador Celso Portiolli fez uma séria denúncia por meio de suas redes sociais. Nos stories de seu Instagram, o comunicador revelou que foi vítima de uma armação e descobriu que estavam utilizando seu nome em um perfil falso na nova rede social Bluesky. De acordo com Portiolli, a criação dessa página estava prejudicando sua imagem, mas ele não estava conseguindo solucionar o problema.
“Há um perfil fake em meu nome no Blue Sky que está prejudicando a minha imagem. Não consigo entrar em contato com ninguém, pois parece que a empresa não tem escritório no Brasil, conforme foi noticiado”, escreveu o apresentador em seu Instagram. A Bluesky é uma plataforma que surgiu como alternativa ao X – antigo Twitter –, já que a rede social de Elon Musk foi suspensa no Brasil.
Desde a última semana, a rede social criada pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, chegou a uma marca significativa de usuários no Brasil. Criada em 2019, a Bluesky tem um funcionamento parecido com a versão antiga do atual X. É possível fazer posts de 300 caracteres, além de permitir que o usuário republique postagens de outras pessoas e compartilhe textos e fotografias.
Acontece que, como bem pontuou Celso Portiolli, a Bluesky não possui representante legal no Brasil, o que é importante justamente para questões jurídicas. Cabe ressaltar, também, que a decisão do Ministro Alexandre de Moraes de suspender o X no Brasil se deu porque a rede social de Elon Musk descumpriu ordens emitidas pelo Ministro do Supremo, que determinavam a exclusão de contas consideradas como ameaça à democracia, além de não cumprir a ordem judicial de nomear um representante legal no país.