César Tralli, de 53 anos, teve sua imagem sendo usada em vídeo falso para promover jogos de azar. Nas redes sociais, estão circulando vídeos falsos gerados por inteligência artificial em que celebridades divulgam o game. Desta vez, os golpistas usaram a imagem do apresentador do ‘Jornal Hoje’, da TV Globo, para promover jogo que aplica golpe em idosos. O jogo conhecido como Subway Pay utiliza os mesmos gatilhos mentais do Jogo do Tigre para enganar os usuários, prometendo lucros.
Como parte da estratégia de aplicar golpes em idosos, os golpistas usaram a imagem e credibilidade do jornalista para promover o jogo. No vídeo, é feita uma simulação de uma reportagem do jornal da Globo. “Muito legal que a terceira idade está buscando alternativas ao tradicional bingo!”, diz, César Tralli, em vídeo falso. Nas imagens, mostra a imagem do apresentador falando sobre o jogo, que aplica golpes em idosos.
César Tralli é usado em vídeo falso
Nas imagens, a intenção que mostra é que o vídeo foi feito para promover o game para aplicar golpes nos idosos. “Nos últimas dias um jogo chamado Subway money tem tomado até linha dos mais antigos. Além de você se divertir, agora você consegue ganhar um dinheirinho, apenas desviando dos obstáculos e coletando as moedas. Vamos ver na matéria gamer money com Sabrina”, diz o vídeo falso com a imagem de César Tralli.
Nas redes sociais, o vídeo repercutiu e muito entre os internautas. “César Tralli sorrindo assim? ah tá, quem acredita é bem burrinho. o cara é seríssimo até se desse notícia que ganhou na mega sena”; “Gente, isso não se enquadra no crime de propaganda enganosa não? sei lá, fake news?”; “Mano essas piscadas do apresentador no início fazem uma sequência estranha”; “Você sabe a origem desse vídeo? Tá na hora de denunciar para um órgão maior para que comecem a tomar uma providência”.
E os comentários continuaram: “Esse vídeo chega é assustador por dois fatores: O primeiro, por ser claramente uma IA que incrivelmente já tá começando a ficar real demais, e o segundo se dá pelo fato de que essa porra realmente dá medo, vtnc a boca toda errada”; “O problema não são os jovens com isso, o problema são os mais velhos que vão acreditar nisso”, foram alguns deles.