Durante a tarde dessa quinta-feira (28), o perfil “Choquei” se manifestou a respeito da polêmica da morte da jovem Jéssica Vitória. Na nota oficial publicada pela página, porém, não há registro de nenhum pedido de desculpa. No comunicado, fala-se sobre o tempo em que o perfil ficou sem fazer nenhum tipo de publicação por respeito ao trágico acontecimento e, também, sobre os esclarecimentos prestados à Polícia Civil pelo proprietário do perfil.
“O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento”, dizia o começo da nota. Na sequência, foi dito que o proprietário do perfil prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o caso e mostrar o papel da página na situação ocorrida.
“Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado”, continuava a nota. O comunicado também apontou que, no momento, a “Choquei” está passando por um processo interno de reavaliação, “visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer”.
Internautas não deixaram a nota passar despercebida e comentaram bastante sobre a atitude do perfil de notícias de celebridades. “Desativa a conta”, comentou um usuário do X. “Não li, não lerei e não iremos perdoar!”, comentou uma internauta fazendo alusão ao comentário deixado pelo dono do perfil em um texto de desabafo publicado pela Jéssica Vitória. “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”, escreveu o dono da “Choquei”.
No texto em questão, escrito por Jéssica Vitória, a jovem de 22 anos desabafava sobre questões complicadas que estava vivendo em relação a sua saúde e deixava bem claro que ela não era responsável por criar e sequer disseminar as conversas falsas com o comediante Whindersson Nunes, como estava sendo acusada. O texto foi publicado em seu perfil aproximadamente três dias antes de sua morte.