O papa Francisco se dirigiu aos fiéis católicos nesta quinta-feira (6), pela primeira vez, desde sua internação, em 14 de fevereiro. Em uma mensagem de áudio divulgada pelo Vaticano, o pontífice, com voz frágil e ofegante, expressou sua gratidão pelas orações dos fiéis e afirmou que está acompanhando todos do hospital.
“Agradeço de todo o coração as orações que estão fazendo pela minha saúde na praça. Eu os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Muito obrigado”, disse Francisco em espanhol.
- Anos no ‘freezer’ da Rede Globo, Mariza Orth assina contrato com a Record
- Vale Tudo: Débora Bloch não convence como Odete Roitman e divide opiniões
- Luciana Picorelli estreia na TV com programa cheio de novidades
- VÍDEO: Apresentadora Ticiane Pinheiro choca internet ao revelar intimidade
- VEJA! Fãs de Anitta surtam com suposta gravidez da cantora
Quadro estável
Segundo o último boletim médico, o papa permanece estável e não apresentou novos episódios de crise respiratória. O Vaticano informou que, dada a estabilidade de sua saúde, o boletim diário não será publicado na sexta-feira, e a próxima atualização está prevista para sábado (8).
O comunicado também revelou que o Santo Padre se dedicou a trabalhar durante a manhã e à tarde, alternando entre descanso e oração. Internado no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice de 88 anos foi diagnosticado com uma infecção respiratória grave nos pulmões, necessitando de um tratamento contínuo.
O estado de saúde do papa gerou preocupação, especialmente após dois episódios de insuficiência respiratória aguda na segunda-feira (3), que exigiram procedimentos médicos para desobstruir suas vias respiratórias. Desde então, as atualizações têm sido mais otimistas, com o Vaticano afirmando que ele não teve mais crises.
Prognóstico indefinido
Embora o papa tenha se mostrado estável, seus médicos alertaram que o prognóstico ainda é reservado, indicando que ele continua em situação delicada. O tratamento inclui fisioterapia para melhorar sua mobilidade, e o pontífice tem recebido oxigênio por meio de tubos nasais quando não está em ventilação mecânica.
A internação do papa Francisco representa o maior período sem aparições públicas desde o início de seu papado em março de 2013. Ele é propenso a infecções pulmonares, uma condição resultante da remoção de parte de um pulmão após ter pleurisia na juventude.
🚨OUÇA: Vaticano divulga áudio gravado por Papa Francisco agradecendo pelas orações: “Obrigado do fundo do coração pelas orações”.
— CHOQUEI (@choquei) March 6, 2025
pic.twitter.com/y2mEXXBinA