Danos Morais

Danilo Gentilli e Diogo Mainardi são condenados a indenizar repórter do Correio Braziliense

Decisão da Justiça ocorreu após os comunicadores publicarem texto ofensivo contra o jornalista Renato Souza

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

O jornalista Diogo Mainardi, ex-comentarista do Mahrattan Connexion, e o comunicador Danilo Gentilli, apresentador do The Noite, foram condenados a idenizarem o repórter Renato Souza, jornalista do Correio Braziliense. A decisão foi tomada nesta terça-feira (22) pela juíza Josélia Lehner, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Renato moveu uma ação de indenização por danos morais após uma publicação no site “Não É Imprensa” em que foi alvo de ofensas. Mainardi e Danilo aparecem como responsáveis pela empresa que administra o site. No texto, o repórter é acusado de fazer “jornalismo de fiofó” e os autores afirmam que após sua carreira na mídia acabar, ele pode ser “produtor de esterco”. A história teve início após o jornalista publicar no X (antigo Twitter) a noticia de que a cantora Madonna teria doado R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul.

Porém, posteriormente, ficou comprovado que a doação, na verdade, foi do Itaú, realizador do show da contara norte-americana. Renato Souza se retratou no X e publicou a informação correta. Mesmo assim foi alvo da publicação ofensiva. Ao analisar o caso, a juíza entendeu que o texto “ofende a honra e a imagem do autor ao dizê-lo se tratar de jornalista de fiofó, com palavras não apenas duras, mas depreciativas”.

O advogado do repórter, Bruno Henrique de Moura, alegou que as ofensas não se tratam de jornalismo, mas sim de ataques à honra, e destacou que Renato tem mais de dez anos de carreira e que atua especialmente na cobertura do Poder Judiciário. A magistrada concordou com os argumentos de que não se tratou de conteúdo jornalístico e fixou a indenização em R$ 10 mil, corrigidos monetariamente. Danilo e Mainardi também foram condenados a pagar os honorários advocatícios. Cabe recurso da decisão.