ligações

Dayanne Bezerra, irmã de Deolane Bezerra, namorou traficante do PCC, diz polícia

Investigações apontam que a influenciadora Dayanne Bezerra namorou traficante internacional de drogas

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

De acordo com uma investigação da Polícia Federal (PF), Dayanne Bezerra, irmã da influenciadora Deolane Bezerra, que está presa desde o dia 10 de setembro por suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro por meio de jogos de azar ilegais, foi namorada de um traficante de drogas internacional, com ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e com a máfia dos Bálcãs, no Leste Europeu.

Dayanne Bezerra não chegou a ser investigada pela operação da PF, mas diálogos dela com o namorado, Jamiriton Marchiori Calmon, conhecido como Jamir, foram usados para a confirmação de informações dentro do inquérito. As informações foram reveladas em matéria do portal Metrópoles, que acessou informações da investigação e descobriu que os investigadores suspeitavam que Dayanne e sua mãe Solange Bezerra poderiam ter sido usadas como laranja no esquema criminoso.

Jamiriton Marchiori Calmon foi preso pela PF durante uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada em 2017. Jamir foi capturado na Cidade Patriarca, zona leste de São Paulo, no sobrado em que morava, e onde estava na companhia de Dayanne Bezerra, no momento da prisão. Quatro anos depois, ele foi condenado por tráfico de drogas e organização criminosa. A máfia dos Bálcãs, da qual Jamir fazia parte, é responsável pelo tráfico de cocaína intercontinental por meio do uso de contêineres de navios.

 Entre as apreensões feitas pela operação da PF está um veículo Mercedes-benz Gla 200 avaliada em R$ 134 mil, que estava no nome de Solange Bezerra. A mãe de Dayanne e Deolane Bezerra chegou a negar qualquer envolvimento com o esquema criminoso, na época, mas tentou recuperar o carro na Justiça, porém não conseguiu. Os investigadores afirmaram que havia “fortes indícios de que o carro foi adquirido com proveito dos crimes de exportação de grande vulto de quantidade de cocaína”.

Dayanne Bezerra e Solange Bezerra não foram investigadas na operação da PF que levou Jamir à cadeia, no entanto, sete anos depois, em 2024, Deolane Bezerra e Solange foram presas em outra operação, dessa vez da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga lavagem de dinheiro para empresas de apostas esportivas e jogo do bicho. Apesar de as duas operações não terem ligação, o delegado responsável pelo caso mais recente, Paulo Gustavo, referiu no pedido das prisões sobre um suposto envolvimento de Solange com o tráfico de drogas.