Durante a tarde desta terça-feira (2), uma verdadeira polêmica se instaurou no Twitter. Além da jornalista Daniela Lima estar envolvida na situação, o próprio dono da plataforma entrou nesse imbróglio. Após a apresentadora falar, ao vivo, no “CNN 360º”, que estava sendo censurada pelo Twitter ao tentar fazer uma reportagem sobre a PL 2630 e não conseguir concluir a publicação, o acontecimento tomou proporções inesperadas e o Elon Musk também entrou na discussão e falou sobre a atitude de Daniela.
Tudo começou na tarde da última segunda-feira (1), quando a jornalista teve essa fala durante seu programa na CNN. Durante seu discurso, Daniela mostrou que no mesmo momento em que tentou publicar o tweet pelo notebook e não conseguiu, tirou uma foto, com seu celular, da tela do notebook e conseguiu postar a foto do tweet por meio de seu celular, conseguindo driblar o algoritmo da plataforma – como a própria jornalista afirmou.
“Aconteceu ao vivo. Mostramos ao vivo. Impossível saber a posição da plataforma porque ela, como já é de conhecimento público, responde a qualquer questionamento da imprensa com um emoji de c*co. Segue trecho do ‘CNN 360º’“, escreveu Daniela, anexando um vídeo do momento exato em que tentou tweetar, mas não conseguiu.
Após esse acontecimento, já durante a manhã desta terça-feira, o jornalista Glenn Greenwald fez uma série de tweets sobre a atitude da apresentadora. “Ontem, uma apresentadora da CNN Brasil afirmou que estava sendo censurada pelo Twitter por apoiar essa lei [PL 2630]. O Sleeping Giants Brasil (sim, está lá) afirmou o mesmo. O ministro da Justiça de Lula, prometeu investigações criminais. Era tudo falso: apenas o problema tecnológico global do Twitter“, disse ele.
Glenn ainda repostou o vídeo da apresentadora e comentou: “Ela ainda tem o vídeo dela ao vivo na CNN fazendo essa afirmação falsa, embora já se passaram 24 horas desde que foi desmascarada. O ministro da Justiça do Brasil ameaçou o Twitter por causa disso. Observe-a fazer isso. Nenhuma nota da comunidade ou desmascaramento os fará admitir”. E foi aqui que o Elon Musk entrou na discussão.
O dono da plataforma respondeu ao tweet do jornalista dizendo: “Isto é ridículo. O Twitter encontrou brevemente dores de crescimento, que afetaram usuários em todo o mundo. Muitas pessoas fazendo logon simultaneamente. Alocamos mais capacidade de servidor para servidores de autenticação e resolvemos o problema“.
Logo após essas afirmações contra a atitude da jornalista, Daniela não se conteve e respondeu ao post do empresário. “Musk diz que o Twitter está crescendo, e faltou servidor, e por isso algumas pessoas não conseguiram se logar aqui ontem. Não é o meu caso. Eu estava loggada. Estava na rede. Apenas não conseguia postar DETERMINADO conteúdo“, explicou a apresentadora da CNN.
O colunista estadunidense, por sua vez, continuou na discussão e respondeu também à publicação do dono da plataforma, mencionando a resposta de Daniela ao empresário e escreveu: “Ela continua seu martírio. Ela irá para o túmulo acreditando que você estava tão obcecado com o que ela dizia na CNN Brasil sobre uma lei que você desconhecia até que eu lhe contei uma hora atrás. Ela foi checada o dia todo, mas não se importa“.