Durante a tarde dessa segunda-feira (2), o empresário Elon Musk utilizou suas redes sociais para deixar uma alfinetada para o presidente Lula. Em meio ao imbróglio envolvendo o bloqueio de sua rede X – antigo Twitter – no Brasil, o bilionário resolveu mandar um recado ao político brasileiro. Em sua postagem, Musk deu a entender que irá revidar as atitudes do governo em relação a sua rede social.
“A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também”, começou o empresário em seu perfil do X. “Espero que Lula goste de voar em avião comercial”, completou Elon Musk. Essa fala do bilionário foi feita em cima da repostagem de um vídeo que falava sobre os EUA terem apreendido um avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na República Dominicana.
A publicação do sul-africano ficou parecendo um pedido de “penalidade” dos Estados Unidos em relação ao governo brasileiro, envolvendo alguma aeronave utilizada pelo presidente do Brasil. Acontece que Lula não possui nenhum avião comercial. Assim como os anteriores, o atual presidente voa somente em aeronaves da Força Aérea Brasileira. E quando precisa fazer alguma viagem fora do Planalto, utiliza aviões fretados ou privados de apoiadores.
Elon Musk tem se irritado com o governo brasileiro já faz algum tempo, e a situação piorou depois da decisão de Alexandre de Moraes de suspender do serviço do X no Brasil, além de determinar o congelamento de contas da Starlink, a qual é a provedora de internet via satélite com maior presença no país. Isso porque, a rede social de Musk descumpriu ordens emitidas pelo Ministro do Supremo que determinavam a exclusão de contas consideradas como ameaça à democracia.