LUTO

Emicida e Fióti lamentam a morte da mãe, Dona Jacira, em comunicado emocionante

Matriarca da família, Dona Jacira faleceu aos 60 anos e foi homenageada pelos filhos como símbolo de resistência, cuidado e cultura afro-brasileira

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

O rapper Emicida e o empresário Evandro Fióti se pronunciaram, nesta segunda-feira (28/7), sobre a morte da mãe, Dona Jacira Roque de Oliveira, aos 60 anos. A matriarca foi lembrada com emoção em um comunicado publicado nas redes sociais, no qual os filhos exaltaram sua trajetória de força, arte e sabedoria ancestral.

“É com profunda tristeza que informamos o falecimento de Jacira Roque De Oliveira, a Dona Jacira, aos 60 anos de idade. Mãe, avó, escritora, compositora, poeta, artesã e formada em desenvolvimento humano, como gostava de ser reconhecida”, diz o texto.

A família destacou o legado cultural deixado por ela: “Dona Jacira foi uma mulher detentora de tecnologias ancestrais de sobrevivência e resistência que construíram um legado enorme para as artes e para a cultura afrobrasileira”.

Pedido de respeito

O texto, assinado por seus quatro filhos — Leandro (Emicida), Evandro (Fióti), Katia e Katiane —, também reforçou o impacto de Dona Jacira na vida de quem conviveu com ela. “Esse legado será levado adiante por sua família e todas as pessoas que tiveram sua vida impactada e transformada por sua presença de cuidado, amor, luz e fé neste plano”, afirmaram.

Por fim, os filhos agradeceram o carinho e pediram privacidade neste momento de luto.