COMUNICADO

ERLAN BASTOS – COMUNICADO

O jornalista já está movendo ação judicial tanto cível como criminal contra o blogueiro em questão

João Pedro, Repórter do EM OFF

Na última semana, foi identificado que um blogueiro vem fazendo diversas publicações caluniosas e difamatórias sobre o jornalista Erlan Bastos nas redes sociais, em listas de transmissão, em programa de TV e até perturbando pessoas no WhatsApp, pedindo para que a peça difamatória seja repercutida. A credibilidade do tal blogueiro é tão sofrível que foi ignorado, até porque qualquer veículo sério, seja ele página no Instagram ou portal de notícias, jamais seria cúmplice do crime que está em andamento.

O blogueiro parece nutrir uma inveja carregada de preconceito, chegando a afirmar que Erlan teria sido o responsável pela queda do youtuber e pedófilo assumido Pc Siqueira. Sim, o blogueiro saiu em defesa do homem que declarou sentir excitação ao ver a bunda de uma criança de 6 anos. O tal blogueiro vai além e mente em comentários no Instagram, que já estão devidamente registrados em processo judicial e criminal, afirmando que Erlan Bastos saiu “foragido” de Manaus e que, caso retornasse à cidade, seria “preso”. Tal comentário chega a ser uma ofensa aos honrosos policiais civis que trabalham não só em Manaus, mas também em todo o Brasil, polícia esta que se comunica sempre, sem se limitar a barreiras estaduais.

Como é de conhecimento público, Erlan Bastos já esteve em Manaus diversas vezes e possui ampla amizade no estado, em diversos setores. Em sua última visita à sua cidade natal, divulgada amplamente em seu perfil com quase meio milhão de seguidores, Erlan visitou inclusive a emissora onde o tal blogueiro possui um programa cujo horário foi “doado”. Na ocasião, Erlan entrou ao vivo em rede nacional direto do Teatro Amazonas, foto esta que ilustra este comunicado.

É importante frisar que qualquer pessoa que se sinta lesada por qualquer publicação feita pelo EM OFF ou pelo jornalista deve procurar os meios legais e buscar seus direitos, exatamente como Erlan está fazendo, tanto na esfera cível quanto na criminal. Optamos, inclusive atendendo a um pedido do delegado que investiga o caso e da defesa do jornalista, por NÃO citar nominalmente o tal blogueiro, entendendo que é exatamente esse tipo de publicidade que ele busca.

Cabe destacar que a Justiça não aceita boletim de ocorrência como prova, já que é um documento que pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive online, e no qual se pode escrever o que quiser. Se um boletim de ocorrência não avançou em uma investigação e ninguém foi condenado, não pode ser usado como prova para difamar alguém. O próprio blogueiro possui boletins impublicáveis com relatos chocantes, mas, por acreditarmos que boletim não é “prova”, não iremos divulgar.

Esta é a única vez em que os advogados, Erlan ou qualquer empresa ligada ao jornalista irão se pronunciar sobre o assunto. Tudo será tratado pelos meios legais. O blogueiro, que agora é réu, já sabe bem como funciona, pois já foi processado e condenado diversas vezes pelo mesmo crime e não possui mais a condição de réu primário.

Erlan Bastos é um jornalista reconhecido pela imprensa nacional, usado como fonte pelos principais veículos de televisão, portais de notícias e jornais. Talvez isso cause inveja obscura ao blogueiro, que tenta, sem sucesso, atacar a reputação do jornalista. Mas uma coisa é certa, ele e qualquer pessoa que esteja com ele, seja repercutindo ou tentando plantar peças difamatórias, sentirão o peso da lei. Por fim, destacamos que Erlan NUNCA foi condenado por extorsão, estelionato, chantagem, pedofilia ou qualquer coisa do gênero.