O jornalista Jonas Almeida, ex-apresentador da TV Globo, voltou às redes sociais nesta terça-feira (16/9) para atualizar seus seguidores sobre a luta contra o câncer de pulmão. Mas, ele contou que seguirá com sessões de radioterapia e imunoterapia pelos próximos dois anos. Além disso, revelou que está realizando novos exames após o surgimento de uma “suspeita”.
Conhecido por comandar o programa Vanguarda Mix, da TV Vanguarda — afiliada da Globo no Vale do Paraíba, interior de São Paulo —, Jonas compartilhou os impactos físicos e emocionais do tratamento. “Fiquei devendo esse registro da semana passada e esses 6 olhinhos não mentem: essa última quimioterapia não foi fácil…”, escreveu. Além disso, ele pediu orações dos seguidores e destacou que o apoio coletivo tem feito diferença em sua trajetória. “Ainda estou fazendo mais exames”, acrescentou.
Na sequência, o jornalista falou com franqueza sobre o peso emocional desse momento. “Mas fazia tempo que eu não dava uma desabada… Chorar largado, sabe… Não dá pra pular a dor”, relatou. Durante uma conversa com uma amiga, refletiu sobre a importância de respeitar o próprio tempo diante da dor.

Por outro lado, além do relato pessoal, Jonas aproveitou para fazer um alerta sério sobre saúde e prevenção. “SE VOCÊ TEM UMA DOR DIFERENTE QUE TÁ CHAMANDO SUA ATENÇÃO, PROCURE UM MÉDICO… O diagnóstico precoce salva”, destacou. Segundo ele, só descobriu o tumor porque resolveu investigar os sintomas de uma gripe que o levou a fazer uma tomografia.

ENTENDA QUADRO DE JONAS:
No entanto, ainda em maio de 2025, Jonas revelou que passaria por uma cirurgia para retirar 20% do pulmão. Depois do procedimento, iniciou sessões de quimioterapia e, desde então, vem compartilhando momentos marcantes nas redes sociais. Em um deles, lembrou com carinho: “Malu me chamou antes de sair, me deu essa pulseira e disse: ‘Pai, segura forte a minha pulseira que ela vai te dar coragem’. Quem vai duvidar…”.
