Uma situação chocante foi registrada em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (3/9). A Polícia Civil foi acionada para acompanhar uma protetora de animais durante um resgate em um apartamento da cidade e acabou encontrando não apenas quatro cães e dois gatos em situação delicada, mas também uma idosa vivendo em condições sub-humanas.
Horas após o resgate, a mulher foi identificada como Rejane Schumann, de 74 anos, ex-atriz da Globo com passagem marcante por novelas como O Astro (1970), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979). Rejane também construiu uma carreira como escritora e jornalista, mas atualmente enfrentava um cenário de abandono e fragilidade.
Segundo Deise Falci, ativista responsável pelo resgate, a cena encontrada pela equipe foi desoladora. Embora os animais tivessem comida e água, a atriz não tinha absolutamente nada para se alimentar.
“Quando chegamos lá, quem estava mais em maus-tratos era ela. Estava com muita fome, sem banho há meses e com sinais de demência. Os bichinhos tinham ração, mas a geladeira estava completamente vazia”, relatou Deise.
A ativista afirmou ainda que a atriz demonstrava preocupação com os animais, mas não pedia ajuda para si. A partir de agora, Rejane receberá suporte de voluntários e assistentes sociais. Os animais foram levados para um abrigo, e uma força-tarefa será organizada para limpar e revitalizar o apartamento onde ela vivia.