Grave!

Felipe Neto diz que é alvo de ‘preconceito’ após críticas de professores portugueses

O Youtuber citou a influência inglesa no vocabulário das crianças portuguesas e fez comparações

Lara Santana
Repórter do EM OFF

No último domingo (7), o influenciador digital Felipe Neto usou as redes sociais para acusar professores portugueses de xenofobia. A situação teve início na última terça-feira (2), depois que o site BBC News Brasil divulgou um artigo onde falava sobre a influência do português brasileiro no vocabulário das crianças portuguesas. O youtuber apontou que ele e o irmão foram os únicos citados na matéria e afirmou que a língua inglesa possui muito mais influencia entre os jovens.

No texto públicado pelo site, alguns professores contam que a situação acontece principalmente com crianças que têm fácil acesso às redes sociais sem supervisão. Segundo eles, já existem muitos pais incomodados com o vocabulário “abrasileirado” dos filhos.

“Quando saí do país há 25 anos, estávamos muitos expostos ao português brasileiro através das telenovelas e das músicas. Mas, desde a minha volta há menos de 10 anos, começo a notar que todo este mundo dos youtubers e tiktokers [produtores de conteúdo da rede social TikTok] influenciam muito mais a maneira de estar e a maneira de falar das crianças no geral”, disse a professora Teresa de Gruyter à BBC.

Em um outro trecho do artigo, o site cita os irmãos Felipe e Luccas Neto como referência ao sucesso do português brasileiro no país e afirma que muitos portugueses enxergam esse fenômeno como uma forma de “emporcalhar a língua europeia”.

O desabafo de Felipe Neto

A publicação do carioca foi feita através dos stories do Instagram, onde ele compartilhou um print da matéria. De início, o criador de conteúdo lembrou que ele e Luccas Neto foram os únicos influenciadores digitais citados no artigo da BBC. “A influência do ‘brasileiro’ no português de Portugal não é NADA comparado à influência do inglês. Crianças e adolescentes portugueses trocam palavras e frases em português por inglês o tempo todo. Muitos mais que os brasileiros”, contou Felipe Neto.

Em seguida, o Youtuber apontou o motivo de não existir o mesmo incômodo dos portugueses com a influencia dos conteúdos em inglês assistidos pelos jovens e fez uma acusação grave. “Sabe por que não incomoda? Xenofobia. O inglês é visto como ‘superior’ enquanto um filho trocar um termo por ‘brasileiro’ é visto como inferior”, observou Felipe Neto.

[Reprodução/Instagram]