Milton Nascimento, aos 82 anos, enfrenta um novo desafio de saúde após receber o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL). Augusto Nascimento, seu filho, compartilhou a informação em entrevista à Revista Piauí, publicada nesta quinta-feira (2/10). A doença, que afeta funções cognitivas e motoras, se manifestou ao longo dos últimos meses.
Augusto percebeu as primeiras mudanças ainda no final de 2023, mas só confirmou a gravidade quando os sinais se intensificaram. Apesar disso, ele contou que Milton seguiu sorrindo, cantando e sendo homenageado até que o quadro se agravou. “Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos…”, relatou.
Em maio, ele decidiu levar o pai em uma viagem de motorhome, como nos velhos tempos. Durante o percurso de 4.000 km, os dois reviveram memórias preciosas. Pouco depois, gravaram juntos uma campanha de Dia dos Pais. “Ontem foi foda, né?!”, disse Milton, demonstrando o carinho que ainda conseguia expressar.

Logo após esses momentos especiais, Milton precisou de atendimento médico por causa de uma desidratação. Augusto explicou que o pai passou a ter dificuldade para se alimentar e se hidratar. “Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”, escreveu o filho através de sua conta do Instagram.
Ele também descreveu como pequenos gestos se tornaram formas silenciosas de comunicação entre os dois. Milton aperta sua mão enquanto assistem televisão ou se alimenta apenas quando o vê por perto. “Desde o momento em que o universo nos colocou um no caminho do outro, somos inseparáveis e invencíveis”, afirmou Augusto, que finalizou o relato pedindo respeito: “Eu te amo e sempre amarei, paizinho”.
