Neste domingo (18), o SBT exibiu um especial em homenagem à memória de Silvio Santos, que faleceu no último sábado (19) em decorrência de uma broncopneumonia, após contrair o vírus da Influenza (H1N1). No programa comandado por Celso Portiolli, o apresentador entrevistou Gretchen Miranda, que falou sobre sua proximidade com o Homem do Baú durante anos de sua carreira.
Em um dos momentos da conversa, a Rainha do Rebolado prestou suas condolências a Celso Portiolli e o elogiou pela postura contundente diante de todo acontecimento. “Eu sei o quanto tá sendo difícil para você fazer esse programa, porque você é o filho homem que ele não teve”, afirmou a famosa.
“Eu sei disso porque, por muitas vezes, eu presenciei. Para ele, nós desejamos muita gratidão e para você força. Muita força. (…) Você mais do que ninguém tem os ensinamentos dele, você mais do que ninguém esteve perto dele nesses momentos. E até fisicamente você um pouco com ele”, pontuou.
No entanto, Gretchen errou ao afirmar que Silvio Santos não teve um filho homem. O apresentador deixa seis filhas herdeiras, mas também teve um filho homem, o gaúcho Hugo Sérgio Marques, que faleceu em 2015. Após procurar os direitos, ele foi reconhecido como filho em 2005 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda que o dono do SBT tenha se recusado a fazer um exame de DNA.
Segundo informações da época, Hugo nasceu de uma relação de Silvio com uma mulher de Porto Alegre, conhecida por ele antes da fama na televisão. A decisão do Supremo Tribunal Federal, concedida após julgamento, determinou que o rapaz passasse a se chamar Hugo Sérgio Marques Abravanel.
Paternidade do filho
Hugo contou à época que a mãe dele havia conhecido o apresentador em São Paulo, em meados dos anos 1950, e se envolvido com ele. Grávida, ela se mudou para o Rio Grande do Sul e se casou novamente, sem revelar a paternidade de início. No início da década de 1980, a mãe, então, disse que ele era filho de Silvio Santos, e assim começou a busca pela comprovação da paternidade.
Em 1996 ele entrou com ação ordinária de investigação de paternidade. Ainda assim, Silvio Santos não compareceu às datas marcadas para a realização do exame de DNA, já que não era obrigado judicialmente a realizar o exame. A vitória na Justiça, entretanto, não resultou em um encontro de Hugo com Silvio. Ele, inclusive, não usufruiu da herança do apresentador, falecido em 2015, aos 53 anos, vítima de infarto fulminante.