O resultado das eleições realizadas na Venezuela no último domingo, 28, que apontaram a vitória de Nicolás Maduro, com 51% dos votos, contra 44% de seu opositor do opositor Edmundo González, está envolto em inúmeras suspeitas de fraude, apontadas pela oposição no país latino-americano, assim como suspeitas de organismos internacionais e por diversos países, que apontam a falta de transparência do processo eleitoral no país.
O governo brasileiro é um dos que ainda não reconheceu os resultados apresentados no pleito venezuelano e que cobra mais transparência nos dados eleitorais. No entanto, a Executiva Nacional do PT, partido do presidente Lula, emitiu uma nota na noite desta segunda-feira, 29, em que chama Maduro de presidente reeleito e que tem gerado muitas críticas, tanto de opositores quanto de aliados do governo e do partido.
A nota, publicada no site da sigla, fala em “processo eleitoral ocorrido em uma jornada pacífica, democrática e soberana”. Além disso, a nota segue afirmando que é “importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”. E finaliza afirmando que “o PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.
Uma das muitas críticas recebidas pelo PT por conta da Nota sobre a reeleição de Maduro na Venezuela veio do ex-BBB Gil do Vigor. Em suas redes sociais, Gil repostou a nota e escreveu: “Infelizmente, a política foi tomada pela ambição pelo poder. O medo do destrono GRITA, fazendo com que valores sejam colocados de lado, valores esses responsáveis por colocar o PT como uma esperança de transformação e respeito à democracia. Serei criticado? Sempre! Ambos os lados me detestam mas o meu lado é o Brasil. E NÃO VENHAM ME APERREAR, obrigado!”.
Nos comentários de sua postagem, os seguidores de Gil do Vigor elogiaram a postura do ex-BBB e também fizeram críticas à nota do PT. “Parabéns por ser honesto e perceber que essa nota foi completamente absurda. Gostaria que os outros grandes nomes da mídia fossem tão íntegros quanto você ao emitir sua opinião sem medo de ser julgado. Boaaa, Gil do vigor!”, escreveu uma. “Boa, Gil. Nunca decepciona”, escreveu outro.