O ex-BBB Gil do Vigor se estressou nesta segunda-feira (05) ao rebater um comentário do deputado federal André Janones. O parlamentar publicou um tuíte dizendo que “vai ter pobre andando de avião sim” com os novos projetos do governo Lula, que zerou os impostos federais sobre transporte aéreo até 2026. Gil, que é economista, não gostou das palavras de Janones e corrigiu o deputado, dizendo que ele devia ter dito que seria uma expectativa, não um rápido efeito significativo nos preços.
Nesta tarde de segunda-feira, o deputado federal André Janones publicou em sua conta no Twitter uma publicação dizendo que com os impostos federais zerados pelo governo atual sobre transportes aéreos, o “pobre vai ter a oportunidade de andar de avião”. De acordo com Janones, isso irá refletir na queda rápida do preço da passagem.
“Vai ter pobre voando de avião sim! AGORA É OFICIAL. O governo zerou os impostos federais sobre o transporte aéreo até 2026 e isso vai refletir na queda do preço da passagem. Mais do que existir, todo mundo merece VIVER. Acesso a uma alimentação saudável, a lazer, a cultura, a viagens! E é pra isso que vamos trabalhar. Foi pra isso que fizemos o L!”, publicou o deputado.
Cobrou honestidade
Em seguida, o ex-BBB Gil do Vigor, que é economista, ficou insatisfeito com o tuíte publicado pelo deputado federal André Janones, e o corrigiu. De acordo com Gil, Janones devia ter dito ao público que com os impostos federais sobre transportes aéreos zerados, haveria uma expectativa para que a classe baixa dos cidadãos teria oportunidade de andar de avião, não uma certeza.
“Calma calma calma! A frase deveria ser ‘existe uma expectativa que após zeramos os impostos federais sobre o transporte aéreo, as empresas repassem essa variação nos custos (e não apenas absorvam a isenção fiscal para aumento da margem de lucro), ocasionando assim em uma queda do preço da passagem’. Particularmente, não acredito que tal política fiscal surtirá um efeito significativo sobre os preços, mas enfim, seguimos!”, disse Gil do Vigor.
Em seguida, Gilberto continuou corrigindo o deputado federal André Janones, e comentou que o político não devia dar falsas esperanças a um povo que espera por melhorias. “Eu ressaltaria também que a economia é dinâmica e não podemos prometer o ovo que está dentro do cu da galinha, ainda mais para um povo que anseia tanto por melhorias. Sejamos honestos e claros para com o povo, trabalhando sim, esperando bons resultados sim mas sem afirmar como resultado o que tão somente são expectativas”, finalizou ele.