No início da noite desta terça-feira (11), o ator José de Abreu não se segurou e mandou uma mensagem bem direta para o empresário Elon Musk. O veterano da dramaturgia utilizou seu perfil oficial do Twitter para mandar seu recado para o próprio dono da plataforma. “Zé”, devido aos últimos acontecimentos envolvendo o microblog, se revoltou disse: “Outra coisa é forçar ser banido. F*ck you, Elon Musk“.
Esse tweet foi uma resposta às polêmicas nas quais o nome da rede social está envolvido. No início desta terça-feira, foi divulgada uma informação que abalou muitos internautas. Autoridades brasileiras questionaram o Twitter sobre a fiscalização de perfis de possíveis autores de ataques em escolas, inclusive, os que já foram identificados. Porém, a resposta recebida pelo jurídico do microblog indignou a internet.
A advogada da empresa informou às autoridades que um perfil com fotos de assassinos de crianças não violava as diretrizes da plataforma. E ainda acrescentou que a existência dessas contas também não fazia apologia ao crime. Logo que essa informação veio a público, começou toda uma movimentação no Ministério da Justiça e no próprio Twitter.
Os internautas subiram a hashtag “Twitter apoia massacre” e a frase entrou para os “Trending Topics” da própria plataforma. Porém, horas depois, notou-se que a hashtag havia saído dos assuntos mais comentados, ainda que as pessoas ainda estivessem utilizando a frase em suas postagens. Depois que isso aconteceu, a indignação do público aumentou mais ainda e o dono do microblog também foi mais atacado ainda.
Os usuários do Twitter começaram a criticar a postura do bilionário, que ao comprar a empresa recentemente, afirmou que queria dar mais liberdade aos usuários; porém, sua liberdade é seletiva. “Elon Musk falou que compraria o Twitter para dar 100% de liberdade de expressão. Exceto quando afeta ele ou prejudica a empresa dele. Ele censurou a tag ‘Twitter apoia massacres’, mas se recusa a apagar contas que realmente apoiam e incentivam massacres em escolas“, afirmou o youtuber Felipe Neto.
O ator José de Abreu já havia se manifestado antes sobre esses acontecimentos envolvendo o microblog, porém, esse seu tweet direcionado especificamente ao Elon Musk foi, de fato, o mais incisivo. O artista já havia conjecturado, inclusive, sobre migrar para outra plataforma e não fazer mais parte dessa rede social que, hoje, se envolveu com essa grande polêmica em relação aos massacres que têm acontecido em muitas escolas.