O ator José Mayer falou pela primeira sobre a acusação de assédio que o afastou da televisão em há cinco anos, em 2017. O ator relembrou o episódio ao enviar uma mensagem à produção do programa “A Tarde É Sua”, apresentado por Sonia Abrão, sobre seu estado atual de saúde após ficar nove dias internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Atualmente com 73 anos, passou mal na última semana com uma indisposição respiratória e fiou internado na unidade de saúde para passar por exames, onde ganhou alta nesta última segunda-feira (27). “Na verdade, o que eu tive foi uma recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimentos de 2017, quando acabei optando pelo silêncio e pelo abandono da minha profissão de ator, um ano antes de completar meus 50 anos de carreira”, diz José Mayer na mensagem.
Em seguida, ele relembra a acusação de abuso sexual feita pela figurinista Su Tonani em 2017. “Eu, que me tornei uma espécie de ‘símbolo’ do velho homem machista pela repetição de tantos personagens com este perfil, acabei virando um alvo um tanto óbvio, mas concordo que a reconstrução de novos valores da masculinidade é, sim, uma necessidade dos novos tempos!”, afirmou.
Relembre
Devido ao episódio que repercutiu em todo país à época, José Mayer optou pela reclusão em uma casa em Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na companhia de sua mulher, Vera Fajardo. Em abril de 2017, num relato em primeira pessoa publicado no blog “#Agoraéquesãoelas”, do jornal “Folha de S. Paulo”, a figurinista Susllem Tonani acusava o ator de assédio sexual. Em um longo texto, a funcionária da TV Globo narra diversos episódios em que teria sido constrangida pelo ator da novela “A Lei Do Amor”, das 21h.
“Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo”, disse Su Tonani no relato. À época em que o caso veio à tona, o ator divulgou uma carta se desculpando e confirmando que fez brincadeiras de cunho machista com a figurinista. Ele, porém, ressaltou que não tinha a intenção de ofendê-la.
“Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço”, continuou José Mayer, sem especificar que tipo de atitudes cometeu”, disse ele na ocasião, completando ser “um fruto de uma geração machista”, e se comprometendo a mudar de postura.