Abriu o coração

Leilane Neubarth faz desabafo após ataques terroristas em Brasília: ‘Barbárie’

A jornalista da GloboNews desabafou sobre os ataques golpistas de bolsonaristas à Praça dos Três Poderes

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

A jornalista Leilane Neubarth, apresentadora do “Conexão GloboNews”, fez um desabafo nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (9), após os ataques terroristas realizados por vândalos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao STF (Supremo Tribunal Federal) neste domingo. “Barbárie e terrorismo”, disse.

Em seu perfil no Twitter, a jornalista da Globo News não poupou críticas aos bolsonaristas golpistas, que destruíram prédios públicos, danificaram obras de arte e causaram um verdadeiro caos na Praça dos Três Poderes durante toda a tarde de ontem. A PM (Polícia Militar) do Distrito Federal, responsável pela segurança do local, não se mobilizou para conter os vândalos.

“Bom dia a quem tá buscando coragem pra mais uma semana”, começou Leilane. “Viver no Brasil não é fácil. Segunda passada acordei sorrindo, ainda emocionada com posse, cheia de esperança. Hoje levantei arrastando o peso da revolta, indignação e tristeza pelos atos de barbárie e terrorismo”, ressaltou a jornalista da Globo News, revoltada com os atos golpistas.

Nos comentários, muitas pessoas apoiaram a fala de Leilane. “Leilane, por favor, use estes termos nas suas entradas na @GloboNews. São terroristas. Bandidos. Criminosos. Não deixe que amenizem a situação chamando de ‘minoria de radicais’.”, escreveu o ator Bruno Gagliasso. “A Democracia não aceita desaforos! Cobra caro! Tudo começou com o golpe em Dilma Rousseff”, apontou a internauta Tereza Andrade.

“Poucos minutos antes de ver a notícia ontem, estava exatamente pensando que havia uma semana que estávamos felizes de novo com a volta da democracia. Triste demais! Mas continuamos sem largar a mão de ninguém!”, disse Márcia Maia. “Esse é o sentimento q tenho agora também. Como se diz por aí, o Brasil não é pra amadores”, reforçou a internauta Eliane Mouta.

Após a destruição dos prédios públicos em Brasília, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) visitou os locais depredados e disse que os vândalos serão punidos. “Estive agora à noite no Palácio do Planalto e no STF. Os golpistas que promoveram a destruição do patrimônio público em Brasília estão sendo identificados e serão punidos. Amanhã retomamos os trabalhos no Palácio do Planalto. Democracia sempre”.

De acordo com o G1, o ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas. O prejuízo ao patrimônio público, de todos os brasileiros, ainda não foi calculado.