O humorista Léo Lins, demitido do SBT em julho do ano passado após zombar de uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up no Ceará, voltou a fazer piadas envolvendo pessoas que sofrem com a doença. Durante uma apresentação em Cuiabá, ele também fez piadas com teor capacitista, debochando do influenciador Ivan Baron, que processou o comediante.
Em um trecho divulgado nas suas redes sociais nesta segunda-feira (18), Ivan diz que se sentiu ofendido após Leó LIns imitar trejeitos e movimentos corporais de quem sofre de paralisia cerebral. De acordo com o influenciador, a fala do humorista é amplamente capacitista.
“Infelizmente preciso vim aqui nas redes sociais expor mais um ataque CAPACITISTA que eu sofri de autoria do Léo Lins. Chegou até a mim um vídeo em que o humorista durante o seu show de standup se refere a minha pessoa de maneira extremamente ofensiva imitando minhas características físicas, o jeito que eu falo e movimentos corporais tudo com o objetivo de estereotipar para fazer com que a sua plateia dê risada em cima da condição que possuo”, disse.
Em outro momento do show, Léo Lins voltou a fazer piadas das pessoas que sofrem de hidrocefalia, que resulta no acúmulo de líquido na cavidade craniana. “O cara vai no mercado ‘completa aí, enche a cabeça com 10 litros! Pode botar bastante, bota um pouco mais que Cuiabá é quente e vai evaporar metade'”, diz o comediante na apresentação.
“Em outro momento, no mesmo dia e show, o tal humorista faz mais piadas envolvendo agora Pessoas com Hidrocefalia, de maneira horrenda dá a entender que as pessoas com essa condição enchem com água da pia a cabeça para aguentarem o calor. É UMA FALTA DE RESPEITO IMENSA FALAR ISSO!”, ressaltou Ivan Baron nas redes.
Relembre
Em julho de 2022, Léo Lins foi demitido após debochar de uma criança com hidrocefalia. O caso foi mostrado durante o programa Teleton, realizado anualmente pelo SBT para arrecadar fundos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Eu vi um vídeo de um garoto do interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e todos estão felizes e tomam banho”, disse Leo Lins na época.
A AACD classificou a declaração do humorista como “‘piada’ de extremo mau gosto” em nota de repúdio. “Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de ‘crianças com vários tipos de problemas’ e mostra desrespeito aos moradores do Ceará”, diz o texto.
Leia mais:
- Ao vivo, repórter da Globo chora ao revelar gravidez: ‘Coração em festa’
- Entre lágrimas, Rodrigo Faro se despede da Record e agita bastidores da televisão
- Palco do show de Wesley Safadão desaba e deixa músicos desesperados
- ‘Taras’ de Dudu Camargo, preocupam amigos e colegas de TV
- Joss Stone causa alvoroço: Grávida poucos dias após adoção de bebê