POLÊMICA!

Luana Piovani detona Lula: ‘Sorrindo na França enquanto o Brasil sangra’

Luana Piovani critica Lula por ignorar violência policial e cita morte de Herus em festa junina no Rio: “O Brasil continua a ser dizimado pela polícia.”

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

A atriz Luana Piovani disparou críticas ao presidente Lula, acusando-o de ignorar casos recentes de violência policial, como o assassinato de Herus Guimarães Mendes durante uma festa junina no Rio de Janeiro. Em declaração em suas redes sociais, Piovani questionou porque o governo permanece em silêncio diante de tragédias cotidianas:

“O Lula tá em Paris sendo homenageado pelo seu brilhante intelecto… enquanto o Brasil continua a ser dizimado pela polícia. […] Ele pode sim exigir que o caso da [Letícia] Mirtes seja finalizado. […] Quantas pessoas mais a gente vai deixar virar número?”, disse a atriz.

Caso Herus

Herus Guimarães, de 24 anos, foi baleado por policiais do BOPE durante uma operação na Festa Junina do Morro do Santo Amaro, no Catete, zona sul do Rio, na noite de sexta (6/6), junto com outras cinco pessoas, conforme reportou a CNN.

O assassinato ocorreu enquanto moradores celebravam a cultura local — com crianças participando de quadrilhas juninas — e reagiram com horror quando tiros começaram a ser disparados. A vítima ainda resistiu após ser levada consciente ao hospital, mas não sobreviveu aos dois tiros no abdômen.

Piovani faz cobrança a Lula

No discurso, Luana Piovani mostrou indignação com o contraste entre a presença do presidente em Paris e a tragédia de Herus no Brasil:

“E nada acontece. Ai… me revolto em ver o Lula na França sorrindo, andando de mãozinha dada com o Macron. E a mãe do Herus chorando no pé de uma favela”, reforçou a atriz.

A crítica se estendeu à Letícia Mirtes, cujo caso — também envolvendo violência policial — é recorrente e ainda sem desfecho. Piovani afirmou que Lula, mesmo como chefe do Executivo, “pode sim exigir que o caso da Mirtes seja finalizado”.