Durante bate-papo no podcast de Galvão Bueno “Fala, Galvão!”, Luis Roberto, seguindo os passos do mestre da narração brasileira, contou um pouco mais sobre sua trajetória como comentarista de futebol e casos polêmicos durante narrações. Um deles, mais especificamente o da Copa do Mundo de 2014, foi tema um ataque homofóbico contra o narrador.
Não que este fosse de fato LGBT+ mas, segundo conta Luis Roberto, foi duramente xingado pelos internautas que questionavam sua orientação sexual. Durante uma partida entre França e Suíça pela Copa de 2014 no Brasil, o atual narrador da Globo vociferou “Esses negros maravilhosos” querendo se referir ao time francês.
A frase acabou sendo usada para fazer brincadeiras com o narrador e este foi massacrado sem sequer entender o que se passava. Este fato doloroso para nossa história, e justamente doloroso por se tratar de um fato ocorrido apenas a 9 anos atrás, fez com que Luis Roberto sentisse um pouco na pele aquilo que depois se denominou pelo nome do fenômeno “cancelamento”.
A surpresa de Luis Roberto foi grande, comparando com os tempos atuais o narrador afirma “Hoje em dia talvez não houvesse as reações que tivemos naquela época, porque começaram a me associar como se eu fosse gay… Duvidar da minha opção sexual. E já tínhamos ali um incipiente de rede social andando mais firme. Eu me surpreendi, mas isso não mexeu comigo”.
Para completar explicou de onde veio a expressão “Foi do meu pai, porque ele ia ao Pacaembu ver o Santos jogar e falava ‘esses negros maravilhosos de branco, é lindo’. E realmente é, né? Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé” finalizou o narrador.