O escritor Marcelo Rubens Paiva sofreu um acidente inusitado a bordo de um voo da companhia aérea TAP, no último dia 1º de julho, durante uma viagem de São Paulo para o Porto, em Portugal. O autor, conhecido por obras como Ainda Estou Aqui — que inspirou o filme brasileiro vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional —, teve a perna prensada pelo mecanismo da poltrona e só descobriu a gravidade do caso dias depois.
Em entrevista ao jornal O Globo, Marcelo explicou que tentava apenas se acomodar melhor quando tudo aconteceu. “Ao tentar esticar as pernas, apertei um botão e a estrutura da poltrona da frente se moveu bruscamente, prendendo minha perna”, contou.
No desembarque, o escritor buscou atendimento médico no aeroporto, mas foi informado de que o ferimento se limitava a uma lesão no dedo. No entanto, nos dias seguintes, os sintomas se intensificaram: inchaço, roxidão e espasmos. Ao procurar um hospital, veio o diagnóstico real — fratura da tíbia e do perônio.
Apesar do susto, Marcelo Rubens Paiva não precisou passar por cirurgia. “Estou engessado e de molho, mas sigo com parte da agenda”, disse. O autor está em Portugal para participar de feiras literárias nas cidades de Porto, Aveiro, Barcelos e Oeiras. Algumas palestras foram mantidas, mas outras atividades previstas tiveram de ser canceladas.