RELATO

Maya Massafera diz ter ‘alma de mulher’ e que foi vítima de preconceito de médicos

Influenciadora fez um relato de seu tratamento de transição de gênero e relatou preconceitos e dificuldades vividos durante todo o processo

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

A influenciadora digital Maya Massafera, de 43 anos, fez um longo texto no seu Instagram, nesta quinta-feira, 20, relatando todo o seu processo de transição de gênero e os tratamentos hormonais aos quais foi submetida. Ela se disse “grata e feliz” por tudo o que está vivendo, postou um carrossel de fotos de alguns dos procedimentos, citou as dificuldades com o tratamento hormonal e relatou ter ouvido falas transfóbicas até mesmo de médicos “tidos como os melhores”, com os quais buscou tratamento inicialmente.

Hoje acordei tao grata e feliz com a vida ♥️ Obrigada meu Deus, por tudo e por tanto !!! Em toda minha transição, eu nunca imaginei que o mais difícil seriam os hormônios. Um medico me explicou q é a sensação de uma mulher gravida+ TPM + menopausa. Tudo misturado X 1.000. Tomo bloqueadores, injeções, comprimidos. Falamos muito e temos estudos sobre tantas coisas da medicina, mas sobre transição não é tao simples”, começou em seu relato.

Maya cita ter ouvido falas “absurdas e transfóbicas” de alguns médicos. “Fui em medicos, tidos como ‘os melhores’ que não tinha conhecimento nenhum. Muitas vezes praticavam falas absurdas e transfóbicas e eu com muita paciência ainda ensinava a pessoa. Muitos falam que tenho que fazer ‘tal coisa’ senão vou ficar parecendo travesti. Meu amor, eu sou travesti, eu sou trans. Ta tudo bem eu parecer o que eu sou !!!”, pontua.

Em sua postagem Maya relata alguns questionamentos que ouviu e que devem ser comuns e muito duros para outras mulheres trans. “Você não tem útero”, “mas Deus fez o homem e a mulher”, entre outros comentários preconceituosos, mas rebate todos eles de maneira inquestionável: “Nenhuma mulher é igual a outra!!! Somos todas únicas”. E acrescenta, “minha alma é de mulher!!! E Deus me fez assim para eu ensinar amor e respeito p muitas pessoas. Deus não é a favor do ódio, do câncer, da fome, da ruindade”.

A postagem de Maya no Instagram já ultrapassou as 200 mil curtidas e tem pouco menos de 5 mil comentários, grande parte deles são parabenizando-a pela coragem de expor todo o processo, o que pode servir de exemplo para outras lutas por direitos. “É sobre o direito de ser feliz, de viver, e ser quem é sem ser molestada ou discriminada por isso. Muita luz, sabedoria e círculos de afetos genuínos na sua caminhada Maya!”, escreveu uma seguidora.

Sair da versão mobile