Na tarde desta segunda-feira (8), o jornalista Felipeh Campos divulgou com exclusividade a verdade sobre a suposta perda de voz que Maya Massafera teria sofrido. De acordo com o colunista, a cirurgia realizada pela criadora de conteúdo não teria feito com que ela perdesse a voz e que também não existe a possibilidade dela fazer um segundo procedimento reparador, como ela mesma afirmou ter feito.
O profissional de imprensa também revelou que não é verdade a história de que ela quase teria ficado cega. A divulgação de tais notícias acabou por causar revolta em alguns usuários da web.
De acordo com Felipeh Campos, as informações foram descobertas através de um indivíduo ligado ao Hospital Paranaense de Otorrino, onde Maya Massafera teria feito a cirurgia de feminilização vocal. A fonte do jornalista revelou que a operação da influenciadora digital foi um sucesso e que não é possível que uma pessoa perca a voz após um procedimento como este, tendo em vista que já no dia seguinte o som já sai, embora seja fraco.
Segundo as informações trazidas pelo anônimo ao colunista, na fase de recuperação, que acontece dentro de três semanas, já é possível que o paciente volte a falar normalmente. Ele também teria pontuado que não existe a possibilidade do procedimento deixar uma pessoa muda, como afirma a influenciadora, pois o que acontece na operação é apenas um “picote” na corda vocal e que isso não gera complicações.
Uma segunda cirurgia
Como informado pela fonte ligada ao hospital onde a cirurgia teria acontecido, não se pode fazer um segundo procedimento de feminilização vocal, pois aí sim o paciente corre o risco de perder totalmente a voz. Vale lembrar que Maya Massafera contou no último dia 27 de junho que realizou uma segunda operação, mas que só poderá falar após três meses.
Maya Massafera ficou cega?
Conforme relatado pela fonte de Felipeh Campos, a informação de que a criadora de conteúdo transsexual teria passado por um episódio de cegueira temporária após a cirurgia também não procede. Como explicado pelo colunista, durante uma operação é comum que o anestesista passe dentro dos olhos do paciente uma pomada para evitar infecções e em seguida os cubra com um adesivo chamado de micropore, geralmente usados em curativos. Este medicamente pode causar uma irritação na retina chamada de ceratite e teria sido exatamente isso o que aconteceu com Maya Massafera.
Como pontuado pelo jornalista, a irritação causada pela pomada é algo reversível, que pode facilmente ser tratada com colírios e até mesmo outros tipos de pomadas, e que a recuperação acontece dentro de uma semana. Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo jornalista, um paciente corre o risco de sofrer com as complicações da ceratite caso sofra com doenças autoimunes, o que não é o caso de Maya Massafera, até onde se tem conhecimento.
Críticas a influenciadora
Depois que Felipeh Campos usou as redes sociais para desmentir as declarações de Maya Massafera, alguns usuários do Instagram se mostraram revoltados e usaram o espaço dos comentários para expressar isso. “E vocês ficam ainda dão ibope a essa criatura que está mentindo”, disse uma pessoa. “Queimando inclusive a imagem da equipe cirúrgica”, observou uma internauta. “Síndrome da Pequena sereia. Tomara que a Úrsula não devolva a voz”, desejou um usuário.