Na tarde desta quarta-feira (22), a influenciadora digital Maya Massafera usou as redes sociais para falar com os mais de 5 milhões de seguidores pela primeira vez após ter “surtado” em um hotel na França. Na ocasião, a modelo estava prestes a passar por um tapete vermelho em Cannes, quando teve uma crise e se recusou a sair do quarto. Hoje a criadora de conteúdo contou que tem vivido alguns episódios de disforia corporal após a transição de gênero e que por isso tem alguns dias ruins.
O pronunciamento foi publicado nos stories do Instagram de Maya Massafera depois que o jornalista Leo Dias divulgou a notícia da crise dela. A criadora de conteúdo começou falando que tem muito o que conversar com os seguidores sobre o assunto, mas que tudo tem seu tempo. “Para falar a verdade, eu gostaria de ficar mais tempo no ‘off’, mas como começou a vazar muita notícia distorcida, eu achei melhor vir à público e enfrentar tudo”, revelou ela. Em seguida, a modelo lembrou que passou quase um ano fazendo a transição às escondidas e que ninguém ficou sabendo de nada.
No story seguinte, a influenciadora digital disse que falaria primeiro sobre a disforia corporal e disse que quer servir de exemplo para outros jovens transsexuais. “Todo mundo tem coisas boas e coisas ruins. Eu, por exemplo, tenho um lado ruim de ter ‘perdido’ 40 anos em um corpo que não me pertencia. E tenho um lado bom de ter feito a minha transição longe de tudo e de todos”, escreveu ela. Maya Massafera também chamou de “luxo” pode dar um tempo a si mesma durante todo o processo.
A disforia corporal
“Uma das coisas ruins que me pega é a disforia”, confessou ela. Em seguida, Maya Massafera lembrou que estava falando apenas por ela e não por outras pessoas trans. “Para começar preciso explicar o meu estado de espírito: eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida. Eu acordo feliz, eu sou uma pessoa em estado feliz. Depois da transição, eu me amo”, contou a modelo. Ela também relatou que foi conversando com psicólogos que descobriu que essa é uma sensação sentida pela maioria das pessoas.
Maya Massafera também disse que, embora tenha se sentido mais feliz agora, tem horas em que está muito bem, mas também tem outras em que está mal. “Às vezes do nada ou por algum motivo, tenho disforia muito grande. Isso começou quando comecei a minha transição. Os médicos falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos de transição”, relatou ela. “Às vezes a disforia é tanta, que eu realmente prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém”, contou. Ela também disse que estava confidenciando aquilo aos seguidores porque quer mostrar que é uma pessoa real.
“Essa minha viagem para Cannes está sendo maravilhosa, porém teve um dia que eu não saí do quarto por disforia. Teve dia que eu fiz maquiagem, tirei as fotos e simplesmente não fui no tapete vermelho porque fiquei com muito medo do julgamento”, contou Maya Massafera. A criadora de conteúdo então revelou que hoje está bem e “feliz da vida”. Ela finalizou pedindo para que os seguidores não vivam se comparando com pessoas do Instagram.