OPERAÇÃO RASTRO CIRÚRGICO

Médico das estrelas é alvo de operação da PF por desvio milionário do SUS

Cirurgião vascular Gustavo Marcatto, que já atendeu Ana Hickmann, Adriane Galisteu e Luciana Gimenez, é investigado por fraude e peculato

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

O cirurgião vascular Gustavo Marcatto, conhecido por atender celebridades em São José do Rio Preto (SP), está na mira da Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação, batizada de “Rastro Cirúrgico”, foi deflagrada nesta terça-feira (12/8) e apura crimes de peculato, fraude em licitações e apropriação indevida de verbas públicas.

Entre as pacientes mais famosas do médico estão Ana Hickmann, Adriane Galisteu, Ticiane Pinheiro e Luciana Gimenez. Em 2023, a esposa do apresentador Edu Guedes realizou um procedimento a laser para melhorar a circulação das pernas. Ticiane Pinheiro também recorreu ao especialista, chamando-o de “um dos mais renomados do Brasil”. Já Galisteu visitou a clínica em 2022, enquanto Luciana Gimenez foi atendida pelo cirurgião em junho deste ano. “Eu tinha umas veinhas que me incomodavam. Fiquei com receio no começo, mas o resultado foi ótimo”, declarou a apresentadora na ocasião.

A PF cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em três cidades: Selvíria (MS), Aparecida do Taboado (MS) e São José do Rio Preto (SP). Também foram aplicadas medidas cautelares como bloqueio de bens e contas no valor de R$ 5 milhões para cada investigado, sequestro e arresto de patrimônios, além do afastamento de funções públicas e proibição de contratar com órgãos governamentais.

De acordo com as investigações, o esquema envolveria fraude em contratos administrativos e licitações ligadas à área da saúde, com possível superfaturamento e desvio de verbas destinadas a procedimentos cirúrgicos custeados pelo SUS. Até o momento, Gustavo Marcatto não se manifestou publicamente sobre as acusações.